RedeGN - Imprimir Matéria

Alvorada de Riacho dos Paes – Manifestação Cultural Antiga

23 de May / 2022 às 07h30 | Espaço do Leitor

Alvorada é parte da festa de Santa Rita de Cássia Padroeira de Riacho dos Paes, antiga, com mais ou menos 100 (cem) anos de existência.

A festa acontece de 13 a 22 de Maio, com novenas que Homenageiam grupos por noite (Noite dos Pescadores) e a Alvorada começa depois da festa baile as 05h – uma Sanfona vai animando tocando músicas tradicionais pelas ruas e se encerra na porta da igreja católica.

Observando diferenças de hábitos do velho para o novo povoado já se passaram 45 anos; as estruturas são diferentes; a organização, também; o envolvimento das pessoas.

Um importante Campeonato de Futebol com jogo final no dia 21 e já teve apresentações esportivas envolvendo pessoas da terceira idade, adultas e crianças dia 22, pela manhã.

Uma novidade é a participação feminina desde o início, que antigamente era só cedinho na chegada do “Salão Porta da Lua”, esperando os homens para dançar agarrado: encontrei alguns e conversamos sobre o passado, presente e o futuro da Alvorada, alguns anos não teve e precisa continuar com melhoras.

O Luiz Marques (Seu Luiz) lembrou de um ano que ele ajudou a festa tocando violão; O “Zé Roxo” tinha Fogos em para manter à tradição; O “Toi Véio”, acompanhando com seu olhar crítico, lembrou de uma Ema que serviu de tira-gosto na casa do saudoso Ivo Rocha, lá no Riacho velho.

Seu Procópio Paes Landim, líder comunitário e ser humano de ótima natureza era o organizador da festa religiosa no velho povoado. Dois ferrões antados desde o Riacho velho: “Viva paiôiô-viva-paiáiá”, viva Santa Rita padroeira do lugar; Alvorada, Alvorada, sim senhor, vamos cantar Alvorada na casa do imperador.

O líder comunitário, “Zé Neto”, tem garantido a Alvorada, e gostou da sugestão de avaliar e pensar melhoras. O mais importante foi que à rica Manifestação Cultual teve como geração de lazer e recreação que pode continuar influenciando gerações.

Laurenço Aguiar – Escritor.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.