RedeGN - Imprimir Matéria

Vereador Dr. Salvador cobra atenção à saúde da população em comunidades residenciais de Juazeiro

20 de May / 2022 às 12h27 | Política

O vereador de Juazeiro, Dr. Salvador Carvalho, cobrou esta semana na tribuna da Câmara, uma maior atenção da gestão pública no município no que diz respeito à atenção básica na saúde, que, na opinião do parlamentar está muito abaixo do necessário para atender a população de muitos bairros periféricos de Juazeiro:

“Quero solicitar, de forma muito cortês, que atual gestão, que se elegeu fazendo o compromisso de mudar a saúde de Juazeiro, tenha muito mais cuidado com a saúde da população”, cobrou.

O vereador, que também é médico e conhece bem o sistema, cobrou uma maior atenção da gestão à atenção básica: “Quero me atentar especificamente à atenção primária, porque lá é a porta de entrada das pessoas nos postos de saúde, lá é onde as pessoas podem ser recebidas pela atendente, pelo técnico enfermagem, os agentes de saúde fazem as visitas. Por conta da pandemia, o trabalho junto às famílias teve a necessidade de manter distanciamento, mas retornamos e me preocupa a falta de planejamento para essa demanda. Não estamos vendo planejamento para suprir essa necessidade”, declarou.

De acordo com o Dr. Salvador, é necessário discutir a valorização da atenção básica com todos os envolvidos, incluindo as comunidades: “Estou aqui para cobrar isso, cobrar uma maior atenção. Quando eu falo de valorização não é apenas manter o médico dentro da unidade básica de saúde, não é apenas manter a unidade básica aberta, mas é reestruturar as equipes de saúde da família”, cobrou.

O vereador destacou que tem visitado comunidades como João Paulo II, Parque Residencial, Antônio Guilhermino, Residenciais Juazeiro I, II e III,  Dr. Humberto,  São Francisco, Mairi, Brisa da Serra, Praia do Rodeadouro e na sua maioria não tem a estrutura adequada: “Eu entrei com alguns requerimentos, com algumas indicações e justamente nesse sentido venho visitando as comunidades da periferia, em especial os residenciais minha Casa, Minha Vida e a maioria deles não tem equipe de saúde da família. Alguém pode levar o médico, mas diferente de ter médico, tem que ter a equipe toda da saúde da família. De fato, temos médico em algumas comunidades, mas não é só o médico, temos que ter uma equipe completa, com médico, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e os agentes da saúde para funcionar adequadamente”, cobrou. 

Dr. Salvador informou que já entrou com requerimento cobrando a realização de concurso público para agentes comunitários: “É visível que faltam agentes de saúde para atender essa demanda e já encaminhamos requerimento sugerindo a realização de concurso público na saúde, em especial para agentes comunitários de saúde”, finalizou.

Ascom Dr. Salvador

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.