RedeGN - Imprimir Matéria

Petrolina desenvolve ações voltadas para proteção de abelhas no Parque Josepha Coelho

20 de May / 2022 às 22h30 | Variadas

Em comemoração ao Dia Nacional da Abelha, celebrado nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), implantou o Meliponário Municipal, uma parceria com o Cemafauna e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Estruturado no Parque Josepha Coelho, o Meliponário é destinado à criação de abelhas nativas (ou abelhas sem ferrão). Hoje, o local conta com cinco caixas da espécie Mandaçaia e tem como objetivo, além da polinização, ser mais uma ferramenta na educação ambiental.

O espaço também auxilia na manutenção do ecossistema do Parque e no desenvolvimento de uma consciência ambiental através do conhecimento das abelhas nativas.

"Muita gente desconhece as abelhas nativas, e até confundem com mosquitos e acabam matando essas espécies. As abelhas executam o trabalho de polinização, ou seja, sem as abelhas não haveria diversos frutos e outros alimentos. Sem elas, teríamos enormes dificuldades de produzir comida. É para fazer esse alerta que o Meliponário existe", explica o diretor de projetos da AMMA, Victor Flores.

"A intenção da criação do Meliponário com espécies identificadas na Caatinga é, principalmente, promover a visitação da comunidade, e utilizar a atividade como ferramenta para educação ambiental, sensibilização sobre a importância das abelhas como polinizadores das plantas nativas e como os principais fatores de produção para manutenção da fruticultura irrigada na nossa região. O conhecimento é essencial para a conservação, e é crucial para o desenvolvimento regional", explicou a Dra. Aline Andrade, Pesquisadora do Cemafauna Caatinga na UNIVASF.

Visitação-O Meliponário Municipal estará aberto para receber visitas a partir do mês de junho, essas ações serão guiadas por estudantes do curso de Biologia da Univasf. Para agendar a visita a população tem que entrar em contato com a AMMA, através do telefone (87) 3866-2779, que funciona das 7h às 13h.

Ascom PMP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.