RedeGN - Imprimir Matéria

Movimento do Bem: alunos de Nutrição da UniFTC realizam projeto social com diabéticos

18 de May / 2022 às 08h00 | Variadas

Os estudantes do curso de Nutrição da Faculdade UniFTC de Juazeiro estão colocando em prática um projeto social com diabéticos em parceria com a equipe de Enfermagem e os agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Ângelo Ramalho, no bairro Maringá, em Juazeiro. 

O objetivo do projeto é acompanhar um grupo de pessoas que são atendidas pelo posto de saúde. Os próximos encontros acontecerão nos dias 24 de maio, quando será desenvolvida uma ação de educação nutricional e atividade física, além de realização de dinâmicas; e em 14 de junho, com oficinas de produção de alimentos, das 9h às 12h, na Associação de Moradores do bairro Maringá. 

O primeiro encontro aconteceu no dia 26 de abril com a realização do diagnóstico e processo de conhecimento clínico nas pessoas que receberão assistência durante a realização do projeto. Vários serviços foram ofertados, como a realização de avaliação antropométrica, glicemia capilar, aferição de pressão  arterial, solicitação e análise de exames bioquímicos, oficinas, dentre outras atividades, para acompanhamento  da evolução do grupo. 

A ação está sendo supervisionada pela professora do curso de Nutrição da UniFTC, Arianny de Sá. Ela explica que o primeiro encontro foi para conhecer e analisar o perfil das pessoas, para em seguida propiciar orientação nutricional. "A equipe de Enfermagem da unidade já fez coleta de sinais vitais, solicitação de exames de sangue, e os alunos de Nutrição a coleta de informações nutricionais, isso para que no retorno possamos definir a conduta de acordo com a realidade dos pacientes". 

Todos receberam um E-book de receitas Funcionais via WhatsApp e folders com orientações nutricionais após o evento de abril. A professora informa que cada mês serão atividades diferentes, mas se aparecer um paciente novo, será atendido normalmente. "A iniciativa visa promover melhoria  no estilo de vida dos pacientes, evitando o desenvolvimento de complicações oriundas da patologia", disse.

//SERVIÇO//

Projeto social com diabéticos UniFTC de Juazeiro e equipe de Enfermagem UBS Maringá

Onde: Associação de Moradores do bairro Maringá. 

Horário: 9h às 12h

Datas: 24/05 e 14/06

Ascom UniFTC

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.