RedeGN - Imprimir Matéria

Sobradinho realiza a 2° Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico

13 de May / 2022 às 21h30 | Variadas

Com o objetivo de consolidar os instrumentos de planejamento e gestão, relacionados ao saneamento, visando à universalização dos serviços à população da sede e zona rural do município de Sobradinho, foi realizada nesta quarta-feira (11) na Câmara de Vereadores, a 2° Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico.

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Sobradinho é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, financiada com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio São Francisco.

Representando o Prefeito Cleivynho Sampaio na conferência, o chefe de gabinete, Joselito Macedo, destacou a importância do plano.

"Sobradinho tem 98% da zona urbana saneada. Não tínhamos saneamento no Paulo Pacheco, últimas ruas da quadra 1 e em outras ruas das localidades mais distantes do centro, e hoje com o trabalho da gestão municipal, essas áreas foram contempladas. Esta é a determinação do Prefeito Cleivynho Sampaio, que tem mobilizado a sua equipe gestora no sentido de promover políticas públicas de melhoria da qualidade de vida da população, realizando obras estruturantes como pavimentação, coleta regular de lixo, ampliação da oferta de saneamento e fornecimento de água potável de qualidade para a sede e o interior do município. Portanto, cada gestor que passou deixou sua parcela de contribuição. Hoje é um dia muito importante para que possamos unir esforços na construção deste plano, pois a união entre o poder público e a sociedade civil organizada é um fator determinante para que possamos avançar na implementação das ações apresentadas e discutidas nesta conferência," avaliou Macedo.

Durante a conferência foram apresentadas as etapas do Plano Municipal de Saneamento Básico, com análises de indicadores demográficos ao longo do horizonte de projetos, identificação de carências, manejo de águas pluviais urbanas e sistema de drenagem, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, metas de atendimento nas zonas urbana e rural com base na Lei Federal n° 14.026/2020 e prognóstico do sistema de abastecimento de água.

O evento contou com a presença de Ellen Almeida, representante da COBRAPE, Ivan Aquino, representante da CBHSF, Almice Amando, representante da Sociedade Civil Organizada, do Diretor presidente do SAAE, Domingos Vieira, representante da 96° CIPM, Cabo Vanessa, dos Vereadores Beto Galego e Adilson Ribeiro, secretários de governo e Agentes Comunitários de Endemias e de Saúde.

 

Ascom PMS

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.