Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Nossa Senhora de Fátima denunciam descaso da Celpe

11 de May / 2022 às 12h30 | Variadas

A Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Nossa Senhora de Fátima de Petrolina encampa uma verdadeira batalha contra a CELPE desde abril de 2021, em busca do fornecimento de energia.

A Associação está impedida de disponibilizar serviços de saúde e assistência social promovidas pela Prefeitura de Petrolina, por não ter energia na sede da associação,desde abril de 2021, quando uma enorme árvore impedia o uso da energia, por causa do risco de curto circuito.

Foram feitos diversos apelos e solicitações para que a CELPE fizesse a Poda da Árvore, e pudessem voltar a usar a energia e consequentemente o espaço para os serviços públicos. Em razão de a fiação do poste de alta tensão estardentro da copa da árvore, apenas a CELPE pode fazer essa poda, o que já havia sido requerido diversas vezes, e inclusive foi motivo de ajuizamento de ação judicial.

Ocorre que desde Junho de 2021 os comunitários do Assentamento aguardam uma decisão da justiça da 2ª Vara Cível de Petrolina, que até a presente data não se manifestou. O advogado da Associação José Bezerra Netto, destacou que a CELPE foi revel no processo, e já foram protocolados diversos pedidos de urgência, demonstrando a situação, estando o processo concluso para decisão.

Em março deste ano, quase um ano depois das reclamações e do ajuizamento da ação, o que era ruim ficou pior, a árvore que impedia o uso da energia tombou com as chuvas e ventos fortes da região, fazendo com que os fios partissem, e ficassem expostos ao chão, oferecendo graves riscos a animais, crianças e adultos da comunidade.

A quebra dos fios foi comunicada à CELPE, quando comunitários e a Associação registraram protocolos e reclamações, esse fato também foi informado à 2ª Vara Cível de Petrolina, com pedido de Liminar para correção do problema. Mas nem a justiça determina o conserto da rede, muito menos a CELPE se presta a fazer o serviço.

O presidente da Associação,  Ronaldo destaca que é um descaso do Poder Público, tanto do Judiciário quanto da própria CELPE. "

"Estamos impedidos de receber Dentistas,Oftalmologistas, programas sociais da prefeitura, que sempre foram desenvolvidos nasede da associação. A prefeitura faz a parte dela, encaminha comunicado, agenda os serviços, mas infelizmente não podemos proporcionar isso para a comunidade. Será mesmo que só veremos solução quando uma criança, um idoso falecer em razão desses fios expostos?? Essa conta não estará nas nossas mãos, essas vidas estarão nas mãos da Justiça e CELPE, não estamos pedindo favor, é obrigação da CELPE. A associação paga conta, anda correta, mas a CELPE causa todo esse prejuízo para dezenas de famílias".'

Questionado sobre o processo movido, o advogado da Associação destacou 'estamos envidando todos os esforços, mas dependemos do judiciário para obrigar a CELPE a fazer o conserto. Mas o que é mais absurdo é o fato de a CELPE ter conhecimento do problema e sequer se dignar a mandar uma equipe resolver. Por duas vezes equipes vão ao local, olham tudo e vão embora, sem qualquer solução. É um escárnio, além de uma afronta à própria justiça'.

Ascom Sintraf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.