RedeGN - Imprimir Matéria

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão contra fraudes na Saúde e Educação em Salvador e interior da Bahia

05 de May / 2022 às 10h40 | Variadas

A Polícia Federal (PF) cumpre 31 mandados de busca e apreensão em Salvador e no interior da Bahia, em operação 'Rochedo' deflagrada na manhã desta quinta-feira (5), para desarticular esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos federais repassados ao município Ibititá. Um dos mandados está sendo cumprido em um condomínio de luxo, no bairro de Patamares, em Salvador. 

Na capital baiana, os agentes não encontraram o suspeito dentro do apartamento, portanto, invadiram a residência para cumprir os mandados. 

Ressalta-se que os policiais federais e auditores da CGU cumprem 31 mandados de busca e apreensão, sendo 5 mandados de prisão temporária e 2 mandados de afastamento de cargo público em 7 municípios: Salvador, Irecê, Ibititá, João Dourado, Uibaí, Lapão e Camaçari. Esse é o resultado de uma investigação contra licitações fraudulentas na Saúde e na Educação, que ocorreram no período de 2013 e 2020.  

De acordo com a PF, a organização criminosa (ORCRIM) alvo da operação, estabelecida na microrregião de Irecê/BA, era formada por empresários, agentes públicos, advogado, contadores e “laranjas” e desviou mais de R$ 7 milhões durante as gestões do ex-Prefeito de Ibititá/BA (2013/2016 e 2017/2020).  

Entenda o caso-No período de 2013 a 2020, o Governo Federal repassou vultosos recursos para o Município de Ibititá/BA oriundos do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar), do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), contratos de repasse, pagamento de parcela dos “precatórios do FUNDEF” (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), bem como recursos destinados ao combate da pandemia de COVID-19.

BNews

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.