Artigo - Só ultrapasse com segurança

04 de May / 2022 às 23h00 | Espaço do Leitor

'Em time que está ganhando não se mexe', esta talvez seja uma das mais conhecidas e usadas frases quando o objetivo é justificar o engessamento de algo.

É também um dos maiores contrassensos que existem. Seguindo o sentido literal, uma interpretação precisa observar que time vem de coletivo, de um grupo, e ganhar é sinônimo de vitória, portanto quando se possui boas peças em uma equipe as mudanças, nesta equipe, são naturais. 

O perigo é quando a mudança ocorre de maneira a não utilizar o bom senso, trocando as qualidades existentes por uma aventura. O incerto geralmente decepciona, causa prejuízos incalculáveis, muitas vezes de difíceis recuperações. 

Na dúvida não ultrapasse, mas tendo certeza do que realmente esteja fazendo ou prestes a fazer, siga sua intuição. Não se encabule e não dê atenção ao que não tenha partido da própria vontade. Muito cuidado, fazer por fazer é um comportamento mesquinho e pernicioso. 

Continuar apostando no que faz bem não cansa, enquanto insistir no mal está fadado ao fracasso. Existe a mudança consciente e a troca infundada, aquela que inevitavelmente levará os desprovidos de opinião própria a incorrerem em sérios riscos. 

Errar é humano, mas permanecer no erro é burrice. Este outro ditado popular está relacionado ao fato de que as pessoas têm até o direito de errar, mas também devem se ater à sabedoria e ao aprendizado, evoluindo para não mais cometer os mesmos erros. 

Persistir no erro é desumano, enquanto errar é humano. Reconhecer o erro é ter caráter, mas persistir no erro é uma péssima escolha. 

Uma boa escolha se leva à aquisição de produtos de qualidade, livre de falsificações. O sábio não se sente envergonhado em recorrer ao passado para decidir o que realmente quer para si no presente. 

Os bons exemplos precisam ser copiados e disseminados e a consciência limpa é um exterminador em potencial de vários tipos de sujeiras. 

O bom só é bom quando não for para apenas um, mas para um todo. 

Forte é o povo! 

Por Gervásio Lima 

Jornalista e historiador 

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.