RedeGN - Imprimir Matéria

Laboratório do HU-Univasf possibilitará colaboração em pesquisas sobre Inovação e Avaliação de Tecnologias em Saúde

21 de Apr / 2022 às 20h00 | Variadas

Após a criação do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) conta com mais uma importante instância para a produção de pesquisas a partir da implantação do Laboratório Multiusuário de Inovação e Avaliação de Tecnologias em Saúde (LIATS), por intermédio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) da instituição. 

O LIATS visa, de modo geral, agregar competências que possibilitem a promoção da inovação tecnológica e contribuam para o desenvolvimento regional.

Desta maneira, impulsionará a realização de pesquisas científicas voltadas ao desenvolvimento de inovações tecnológicas e avaliações de tecnologias em Saúde, compartilhando o seu espaço com o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do HU, a fim de promover a cultura da Prática de Saúde Baseada em Evidência. 

Localizada na Sala 13 da Policlínica do HU-Univasf, a estrutura do LIATS pode ser compartilhada para colaboração de outras instituições, tendo como foco o bem-estar social e a evolução da área da saúde no Brasil. Tal aspecto ressalta o seu caráter multiuso e interdisciplinar, cooperando com a execução de projetos e ações voltadas a inovação, seja com a comunidade interna ou externa, nas esferas pública e privada. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a gestão de tecnologias em saúde envolve o conjunto de atividades gestoras relacionado com os processos de avaliação, incorporação, difusão, gerenciamento da utilização e retirada de tecnologias do sistema de saúde. Neste sentido, variados aspectos relacionados às Tecnologias em Saúde podem ser explorados através do LIATS, como o desenvolvimento de pesquisas acerca de sistemas, medicamentos, materiais, equipamentos e procedimentos técnicos, bem como de programas e protocolos assistenciais. 

"As atividades no LIATS serão desenvolvidas numa dinâmica de interdependência e complementariedade, buscando qualidade na produção do conhecimento na área da Inovação Tecnológica em Saúde", explica o chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HU-Univasf, Edjan Castro, vinculado ao Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde da GEP. O laboratório recepcionará, portanto, projetos nas seguintes linhas de pesquisa: Acessibilidade e Reabilitação; Sensitivo, Motor e Cognitivo; Biomateriais e implantes; Gestão, Informática em Saúde e Educação em Saúde; e Instrumentação Eletrônica Aplicada à Saúde. 

Ascom HU-Univasf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.