RedeGN - Imprimir Matéria

Moradores procuram UBS do Antônio Guilhermino, em Juazeiro, e voltam para casa sem atendimento; Sesau justifica

18 de Apr / 2022 às 17h00 | Espaço do Leitor

Moradores do bairro Antônio Guilhermino, em Juazeiro, que procuraram atendimento nesta segunda-feira (18) na Unidade Básica de Saúde (UBS) que acolhe a comunidade, tiveram que voltar para casa sem o serviço. Todos foram pegos de surpresa com um aviso estampado na porta da unidade, neste primeiro dia útil após o feriadão da Semana Santa.

"No dia 18/04/22, segunda-feira, não haverá marcação para a médica. Desde já agradeço a compreensão de todos", diz o aviso. O fato gerou revolta em quem procurou atendimento na UBS. Em contato com a RedeGN, o comunitário Antônio Castro denunciou a situação precária que vivem os moradores da comunidade, e falou em "descaso" ao se referir ao fato de que os moradores não foram avisados previamente da suspensão.

"É indignante a situação do bairro Antônio guilhermino. A população clama pelo básico e não é atendido. Como se a situação precária não fosse suficiente nas ruas, hoje se procurar pelo atendimento básico na unidade de saúde volta sem ser atendido. Essa situação de calamidade já vem se repetindo a alguns dias. A população procura por atendimento médico e simplesmente voltam sem atendimento e com horas perdidas, pois os responsáveis não se sensibilizam nem pra notificar com antecedência aos moradores, que são notificados apenas na hora, que não será possível a marcação de consultas. Os mesmos acordam cedo, vão para a fila e só ao chegar no local são informados, um total descaso. A atenção a saúde está assegurada na Constituição Federal como um direito de todo o cidadão", disse à RedeGN.

Veja o vídeo:

Sesau se manifesta

Em resposta, a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que a equipe da UBS Antônio Guilhermino "está atendendo as demandas da unidade da última semana devido ao feriado prolongado" e que "o agendamento essa semana foi transferido para a  sexta-feira  (22). Nesta terça feira (19) a equipe atenderá, além dos já agendados, os casos urgentes", disse a pasta em nota.

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.