RedeGN - Imprimir Matéria

Caixa é notificada por desrespeitar 'Lei dos 15 minutos' durante fiscalização do Procon de Juazeiro

18 de Apr / 2022 às 16h00 | Variadas

A equipe do Procon de Juazeiro realizou nesta segunda-feira (18), uma fiscalização nas agências bancárias localizadas na Praça Barão do Rio Branco, área central da cidade, para observar se as instituições estão ou não atendendo a Lei Municipal nº 1.852/2005, que prevê limite de espera na fila. Durante a ação, os fiscais recolheram senhas de clientes que aguardavam atendimento na fila.

Das cinco agências visitadas pela equipe do Procon, a Caixa Econômica excedeu o tempo máximo estabelecido. De acordo com a lei municipal, o tempo máximo de espera para atendimento é de 15 minutos em dias normais e de 25 minutos em véspera ou após feriados prolongados. Os fiscais constataram que o tempo médio de espera dos clientes na fila com a senha dentro da agência da Caixa foi de 33 minutos.

O Procon autuou a agência da Caixa, que terá o prazo de 10 dias para apresentar defesa. Segundo a lei municipal, a agência que descumprir a norma pode receber advertência, multa e pode ter suspenso o alvará de funcionamento após a quarta reincidência. 

Ação contínua

De acordo com o coordenador do Procon de Juazeiro, Carlos Macedo, as fiscalizações nas agências bancárias da cidade ocorrem de forma periódica, mas serão ainda mais intensificadas.

"A fiscalização é de suma importância para evitar que os consumidores passem pelo constrangimento de ficarem mais tempo do que o necessário nas filas dos bancos e para garantir o efetivo cumprimento da lei. Pelo menos uma vez por mês nossa equipe visitará as instituições bancárias do município para fazer valer os direitos dos consumidores", explicou Carlos Macedo.

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.