RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura de Sobradinho retoma Programa "Sobradinho Sorridente" com atendimentos nas comunidades rurais

18 de Apr / 2022 às 07h30 | Variadas

Visando ampliar e fortalecer as políticas da atenção básica de saúde, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, lançou na última quarta-feira (13) a nova edição do Programa Sobradinho Sorridente.

O Odonto-Móvel é adaptado com consultório odontológico equipado para o atendimento básico, e conta com uma equipe formada por dentista e técnica bucal, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde. Na unidade são realizados procedimentos de restaurações, profilaxia, limpezas e oxodontia.

Em casos de tratamento prologando e outros procedimentos mais complexos, os pacientes são encaminhados para uma das unidades odontológicas localizadas na sede. A comunidade de Lagoa Grande foi a primeira a ser atendida pelo Odonto-móvel.

"Eu precisava terminar a limpeza em meus dentes, mas não sabia ao certo que dia iria ao dentista. Moro aqui na zona rural, sou mãe de três crianças, meu marido trabalha o dia todo e nem sempre tenho com quem deixar meus filhos. Quando a agente de saúde me avisou que a unidade móvel estaria aqui, fiquei muito feliz. Coloquei meu nome na lista, fui bem atendida e pude terminar minha limpeza," agradeceu a dona de casa Marcia Maria.

A próxima localidade a ser atendida será o Assentamento Vale da Conquista, no próximo dia 20 de abril.

" A nossa meta é levar a saúde bucal à toda população rural, onde não há postos ou unidades de saúde. Estamos trabalhando para formar uma rede constante de atendimentos, pois as pessoas, muitas vezes, só procuram o dentista quando sentem alguma dor ou quando os dentes já estão bem danificados. Cuidar da saúde bucal é fundamental", explicou a coordenadora de Saúde Bucal, Carolina Carmo do Nascimento.

A Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan, destacou a importância do programa.

" Em função da pandemia o programa foi paralisado. Mas com o avanço da vacinação e a ausência de casos ativos de Covid-19, a gestão municipal resolveu retomar as ações voltadas à saúde bucal nas localidades da zona rural. Esse programa visa fundamentalmente garantir a integralidade dos serviços de saúde bucal em todo território do município, garantindo qualidade de vida as pessoas, principalmente aquelas que residem na zona rural. Com o lançamento do Programa Sobradinho sorridente o Prefeito Cleivnho Sampaio vem  assegurando as conquistas adquiridas na gestão do ex-prefeito Luiz Vicente Berti com o Programa Novo Sorriso Aberto. Pois é através deste compromisso em dar continuidade as politicas públicas que beneficiam a população, que Sobradinho vai avançar cada vez mais" concluiu a secretária.

Ascom PMS

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.