RedeGN - Imprimir Matéria

Juazeiro inicia plenárias para discutir políticas públicas de saúde mental

04 de Apr / 2022 às 22h30 | Variadas

Começaram nesta segunda-feira (4) as plenárias de Saúde Mental. O evento, que segue até a quarta-feira (6), é organizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) e pelo Conselho Municipal de Saúde, com a proposta de discutir políticas públicas sobre a saúde mental no município.

Neste primeiro dia, a plenária foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infanto-Juvenil. O secretário de Saúde, Fernando Costa, participou da abertura e destacou que esses espaços de discussão são importantes já que decidem sobre os caminhos a serem seguidos a respeito da saúde mental no município. "Essas pessoas têm uma responsabilidade imensa de discutir políticas de saúde mental que vão direcionar qual o caminho que os Caps e a política antimanicomial vão seguir. É um momento decisivo e que precisa ser muito bem aproveitado", destacou Fernando Costa.

Nesta terça-feira (5) a plenária será realizada no Caps II, que funciona na Rua Aracaju, nº 08, bairro Dom Thomaz, das 8h às 12h. Na quarta-feira (6) será no Caps AD, localizado na Rua Eliseu Martins, bairro Novo Encontro, das 9h às 12h. Segundo a diretora de Saúde Mental da Sesau, Ana Ires Almeida, a participação das pessoas é fundamental. "É um espaço deliberativo para participação popular, organizado a partir dos Conselhos de Saúde e da Secretaria de Saúde, para que a gente possa ouvir o usuário e cuidar da política de saúde a partir das suas necessidades. Então a população pode e deve participar. Este espaço é para a população discutir e trazer propostas", afirmou.

Seu João da Rocha Braga é avô de um usuário do Caps IJ e fez questão de participar da plenária. "Este momento é sempre muito importante. Apoio qualquer situação da saúde pública. É preciso que se entenda como podemos contribuir para melhoramento de cada ação que deve ser prestado no serviço público", disse.

No dia 11/04 acontecerá no Colégio Luís Eduardo Magalhães, das 13h às 18h, a  quarta plenária visando integração e consolidação das discussões que ocorreram nos espaços realizados nos CAPS, além da eleição dos delegados que representarão o município, na etapa Macrorregional Norte, rumo à V Conferência Nacional de Saúde Mental.

Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.