Cortes no fornecimento de energia elétrica prejudicam produtores de frutas do Vale do São Francisco

31 de Mar / 2022 às 16h30 | Variadas

A constante falta de energia elétrica e a demora para o restabelecimento do fornecimento em grande parte das propriedades agrícolas dos sertões de Pernambuco e Bahia, estão provocando uma série de prejuízos para produtores de frutas e agroindústrias a exemplo das vinícolas do Vale do São Francisco. O problema, que vem se acentuando desde outubro do ano passado, veio à público nesta quinta-feira (31), com a divulgação de um documento elaborado pela Associacão dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport).

No documento, o presidente da entidade, José Gualberto de Almeida, lembra que a situação se agravou a partir do corte de incentivos para a tarifa de irrigação noturna, um mecanismo do Governo Federal que dá descontos de 90% para os produtores rurais que trabalham com alta tensão e de 73% para aqueles que realizam os serviços em baixa.

"As concessionárias do grupo Neoenergia (Celpe, em Pernambuco e Neoenergia Coelba na Bahia), cancelaram o fornecimento de inúmeras propriedades sem uma prévia comunicação. Estamos calculando os prejuízos principalmente com a interrupção dos sistemas de irrigação, câmaras frias, packing houses inteiros parados e os contratempos com a descontinuidade do fornecimento nas residências e escritórios", ressaltou.

Ainda de acordo com o presidente, a Valexport vai colocar à disposição dos produtores, a partir desta quinta-feira (31), um serviço de coleta de denúncias através do telefone/whatsapp: (87) 98821-6210.

"O serviço vai ouvir as reclamações e cobrar a resolução imediata dos problemas identificados nos municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco, e na Bahia, em Juazeiro, Sobradinho, Curaçá, Casa Nova, Remanso e Sento Sé", concluiu.

*com informações da Clas Comunicação e Marketing

Da Redação RedeGN / foto: Clas Comunicação e Marketing

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.