RedeGN - Imprimir Matéria

Egresso da Medicina UniFTC é aprovado em 1º lugar no Programa Médicos pelo Brasil

30 de Mar / 2022 às 14h45 | Variadas

Arthur Antônio Barreto Rodrigues entrou para o mundo da medicina aos 17 anos. Seguindo os passos do irmão mais velho. O sonho de se tornar médico nasceu na infância e hoje, ele conquistou três vezes as primeiras colocações no Programa Médicos pelo Brasil, nas cidades de Santa Bárbara (1º lugar), Antônio Cardoso (1º lugar) e Santo Estevão (2º lugar).

Embora ainda tenha o sonho de ser ortopedista, o médico, atualmente com 23 anos, trilhou um dos caminhos que também o conquistou: a Medicina da Família e Comunidade.

"Eu escolhi o Programa Médicos pelo Brasil porque eu gosto bastante da atenção primária. Eu acredito que a atenção primária é a base para resolver vários problemas que a gente tem na nossa saúde pública. E é uma coisa que vai me permitir ter um plano de carreira", explica.

ALICERCE: Alcançar os primeiros lugares em um concurso público concorrido não é fácil. Mas, quando se trata de uma base sólida, as coisas ficam menos difíceis. E foi com a calma de quem sabe sobre o que está tratando, que Arthur conquistou as primeiras colocações.

"Eu sinceramente, fui com o conhecimento que vinha estudando para minhas práticas diárias do internato, quando lançou o edital, tentei acompanhar alguns temas por vídeo aulas, porém, não era possível contemplar tudo, então foquei no que menos sabia e revisei para garantir os pontos fortes", conta.

Atenção Básica-Assim como o médico entende que a base de uma boa educação médica é que faz um bom profissional, ele também entende que a atenção básica de saúde é a base para resolver diversos problemas na saúde pública.

"Eu escolhi o Programa Médicos pelo Brasil porque eu gosto bastante da atenção primária. Eu acredito que a atenção primária é a base para resolver vários problemas que a gente tem na nossa saúde pública. Além disso, é uma coisa que vai me permitir ter um plano de carreira, sendo também bom para mim enquanto ser humano".

Estar em contato com os pacientes diariamente é um dos benefícios que a área traz, segundo Dr. Arthur, que relembra as vantagens em ter se formado em uma instituição que preza pela prática e contato com o paciente.

"Logo quando entrei na UniFTC eu fui vendo a diferença também em relação às outras faculdades. A UniFTC é uma faculdade mais ligada à prática, em que o aluno lida com paciente desde sempre. Sem dúvidas, isso foi essencial", afirma.

Programa Médicos pelo Brasil-O Médicos pelo Brasil foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais de difícil provimento e alta vulnerabilidade. A execução do novo programa é realizada por meio da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps).

A agência foi instituída em março de 2020, tendo como principal finalidade levar médicos para a Atenção Primária, além de organizar e qualificar o fluxo de assistência.

Ascom Univasf Foto: Ilustrativa

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.