RedeGN - Imprimir Matéria

Meu Bairro-Problemas e soluções: Bairro Jardim Primavera. Nem Jardim e nem primavera. Problemas afligem moradores

28 de Mar / 2022 às 09h00 | Variadas

O retrato da desigualdade social. Bairros afastados dos centros das cidades de Juazeiro e Petrolina sofrem com problemas de falta de infraestrutura. A percepção sobre como as dificuldades da população que mora longe do centro de Juazeiro Bahia é pauta de uma Série-Reportagem especial da REDEGN que retorna o contato com os moradores dos bairros.

O objetivo é uma aproximação com o público, comunicação comunitária, na busca de uma política de atendimento e solução dos problemas cotidianos através da mediação entre o povo e o poder público. A REDEGN mostra através de fotos a falta de uma ação clara do poder público para reduzir os impactos sobre a saúde, transporte público, educação,  saúde, mobilidade, segurança e lazer da comunidade.

Em dezembro de 2021, A REDEGN iniciou a pauta Meu Bairro-Problemas e soluções: Moradores do Bairro João Paulo II e adjacências cobram melhorias dos serviços públicos. O primeiro bairro visitado foi o João Paulo II. A reportagem da REDEGN percorreu os principais pontos do bairro e colheu relatos do que a população entende como necessário para melhorar a qualidade de vida.

Dessa vez, o foco é o Bairro Jardim Primavera. A reportagem constatou: Ruas sem calçamento. Transporte público ineficiente. Denúncias que a noite existe por vezes, a quebra da Lei do Silêncio. Quadra esportiva sem manutenção. No Posto de Saúde reclamações falta de médico. E na fotografia um lixão que se forma nas redondezas das ruas do bairro. 

Janileide Pereira da Silva Santos, ex vereadora, conhecida por Jane, afirmou que "não faz parte do Governo Municipal, porém esteve com a Prefeita e um dos assuntos na pauta foi o bairro Jardim Primavera, que recentemente foi feito um levantamento das demandas necessária e prioritárias".

A ex-vereadora credita que em breve deve acontecer um intervenção das secretarias envolvidas . 

"Fui vereadora por dois mandatos , coloquei o bairro Jardim Primavera no patamar de  um bairro de sede, era visto como área rural, desenvolvi um trabalho a partir de 2006 com um parceiro que amava e representava muito bem à população como lider comunitário, que foi o saudoso Geraldo ( um memorian ) estou ausente do bairro, porém tenho amigos até hoje. Sei da real situação do bairro, o qual vou lutar sempre. Essa situação me surpreende. Porém quero afirmar que o que você viu in loco e a atual situação. Diante do que descrevi, temos 2 realidades a que você fotografou e a da intervenção ( com Servicos ) que breve a Prefeita deve estar dando início".

O bairro Jardim Primavera está localizado cerca de 12 km de distância do Centro de Juazeiro. Por ser caminho, passagem para ir e vir ao Centro de Formação Dom José Rodrigues, passagem, Irpaa-Instituto Regional da Pequena Agropecuária Adaptada, sítio Tourão, torna-se referência. "O bairro Jardim Primavera por se caminho para o centro de estudos Dom José Rodrigues, é ponto de passagem e até encontro. Merece um olhar mais de cuidados e melhorias", diz o morador que prefere não ser identificado.

NOTAS PREFEITURAS DE JUAZEIRO: O Médico da Unidade Posto de Saúde está de férias. Quando a população tem necessidade, a enfermeira encaminha para uma UBS próxima. 

O SAAE-Companhia Serviço de água e Saneamento Ambiental de Juazeiro informou que os serviços de limpeza estão sendo realizados nesta segunda-feira (28).

Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.