RedeGN - Imprimir Matéria

II Encontro de Escuta cultural com artistas acontece nesta quarta-feira (23), às 19 horas, no Centro de Cultura João Gilberto

22 de Mar / 2022 às 10h30 | Variadas

Os membros da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Cultura (CMC) realizarão II Encontro de Escuta Cultural com os  Artistas. O evento é preparatória para o 4° Fórum Municipal de Cultura.

A Escuta acontecerá nesta quarta-feira (23), às 19 horas, no Centro de Cultura João Gilberto. O Fórum Municipal de Cultura acontecerá na noite da próxima sexta feira e durante o dia do sábado, no Centro de Cultura João Gilberto.

A primeira escuta aconteceu no sábado passado. Membro efetivo da Cadeira doe Patrimônio e Memória, do Conselho Municipal de Cultura, Jucinei Martins,  em entrevista na Rádio Jornal, disse que "Você que é artista, você que é fazedor de cultura estão tod@s convidados a participarem da segunda reunião de escuta para direcionamentos a serem tomados para o 4° Fórum Municipal de Cultura".

"Vá trocar experiência com a gente e discutir sobre a aprovação das leis do Plano e do Fundo Municipal de Cultura de Juazeiro, pois sabemos que sem isso nosso município não poderá acessar a Lei Paulo Gustavo, já aprovada, que vai direcionar 1,8 milhões para os artista; como também não poderemos acessar a Lei Aldir Blanc 2, que trará recursos anualmente para todos os municípios que tiverem seu SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA FUNCIONANDO", apontou Jucinei.

Para a REDEGN, Jucinei Martins, comentou a sua avaliação sobre o momento cultural: "Sabemos que em todos os setores, com as crises econômicas e de saúde coletiva, as dificuldades são grandes. Mas a classe artistica-cultural, os fazedores de cultura e todos da cadeia da economia criativa sofrem mais ainda.
Mas o momento é de retomada. Porém, vejo que não existe protocolo nenhum para essa retomada. Nem em termos sanitários, nem em termos organizacionais para apoio direto ou indireto aos profissionais, com ações para a recuperação mais rápida do seu ganho ou mesmo com orientações em empreendedorismo, ou capacitações outras para o fortalecimento da economia criativa. 
Acredito que com as Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2, poderemos ter, além de circulação de recursos financeiros no setor cultural, ações como essa que citei".

Redação redeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.