RedeGN - Imprimir Matéria

FBF define fórmula de disputa da Série B do Baianão 2022; campeão ganhará carro zero km

18 de Mar / 2022 às 21h00 | Esporte

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu, nesta sexta-feira (18), a fórmula de disputa da Série B do Baianão 2022. Os 12 clubes que participarão da competição se reuniram na sede da entidade e, por 10 votos a 2, concordaram com a fórmula proposta pela entidade, a mesma utilizada na Série A do Baianão. 

A previsão de início do torneio é 22 de maio, com encerramento em 31 de julho. 

Botafogo, Canaã, Feirense, Flamengo, Fluminense, Galícia, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jacobinense, Jequié e Juazeiro irão compor o mesmo grupo na primeira fase. Eles se enfrentarão em jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal os quatro primeiros colocados.

Na segunda fase, os quatro clubes serão divididos em dois grupos, de números 2 (1º x 4º) e 3 (2º x 3º). Eles se enfrentarão em jogos de ida e volta, dentro de cada clube. Os melhores colocados de cada grupo conquistam as duas vagas na Série A e avançam para adisputar o título em uma final também com jogos de ida e volta.

Apenas Jequié e Feirense votaram em uma fórmula com dois grupos regionalizados na primeira fase.

Na primeira fase, seis clubes farão seis jogos como mandante. Botafogo e Grapiúna, que conquistaram o direito por terem disputado a edição de 2021 da competição, e o Fluminense de Feira, rebaixado da Série A de 2021. Os outros três foram definidos por sorteio. São eles Galícia, Jacobinense e Flamengo.

Além do acesso de dois clubes, a Série B terá como novidade o rebaixamento de duas equipes, as últimas colocadas da fase de classificação. O rebaixamento foi instituído para que haja paridade de participantes entre as Séries A e B. 

O presidente da FBF, Ricardo Lima, anunciou que a partir de 2023 será realizada a Série C do Baianão.

No encontro, o dirigente também anunciou benefícios para os clubes que estarão em campo neste ano. A FBF concederá gratuidade na inscrição de até 30 atletas por equipe. Além disso, abrirá mão dos 5% de taxas às quais tem direito.

O campeão levará um carro zero km, que será um Fiat Touro ou Fiat Cronus, ofertado pela CBF. 

JUAZEIRO SOCIAL CLUBE: Conforme divulgado pela REDGN com 26 anos de fundação, dois títulos da Série B (1996 e 2010) e um vice-campeonato da Série A do Baianão (2001), o Juazeiro Social Clube retoma suas atividades. 

O presidente do clube, Ney Alves, e o vice-presidente, Carlos Luciano Santana já anunciaram o técnico da temporada, Nasareno Silva.

Além dos títulos da Série B e campanhas de destaque na Série A do Baianão, o Tricolor acumula participações na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C do Brasileirão. O Juazeiro ainda ficou conhecido nacionalmente por ter revelado o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona-ESP e Seleção Brasileira. O jogador de 38 anos é irmão do presidente do clube.

Redação redeGN Foto FBF

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.