RedeGN - Imprimir Matéria

Orla Juazeiro dá sinais de que Vazão está menor. Na próxima quarta (16) barragem Sobradinho atinge 90% de sua capacidade útil

12 de Mar / 2022 às 08h30 | Variadas

Neste sábado (12), a reportagem da REDEGN fotografou vários pontos, onde é possível contemplar os primeiros sinais na orla de Juazeiro que o Rio São Francisco, com a vazão menor, a água começa a baixar. A pista de corrida da orla que parte estava "coberta"  pelas águas agora já é percebida novamente.

Na manhã desde sábado várias pessoas voltaram a usar parte da pista para caminhar e fazer exercícios físicos. No ponto do M, o ponto das barquinhas também voltou ao "normal". Em toda a orla se observa "muito resto de terra, garrafas plásticas, e até animais mortos". 

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou a redução da vazão a partir das Usinas Hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE) dos atuais patamares de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) para 3.500 m³/s, na última quinta-feira (10), chegando a 3.000 m³/s neste sábado, dia 12.

O reservatório de Sobradinho vai alcançar na próxima quarta-feira (16), 90% de seu volume útil capacidade.

 A redução se dá por conta da diminuição na incidência de chuvas no alto São Francisco e da necessidade de manutenção dos níveis dos reservatórios na Bacia do São Francisco, diante da aproximação do final do período úmido, entre final de abril e início de maio.

As vazões deverão permanecer no patamar indicado até nova avaliação. A Chesf ressalta que a situação hidrológica da Bacia do São Francisco (e demais bacias onde possui Usinas e reservatórios) é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.

A Companhia chama atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do Velho Chico, haja vista eventual aumento no nível do Rio, durante o período úmido.

Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.