RedeGN - Imprimir Matéria

Após mais de 40 dias, Chesf anuncia redução da vazão de Sobradinho de 4 mil para 3 mil m³/s

07 de Mar / 2022 às 18h13 | Variadas

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que a vazão do Reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, será reduzida para 3 mil m³/s a partir da próxima quinta-feira (10). Atualmente, a hidrelétrica está com vazão de 4 mil m³/s, valor que está vigorando desde o dia 24 de janeiro.

Segundo a Chesf, o motivo da redução, que ocorrerá de forma gradativa, é o arrefecimento das chuvas na região do Alto do São Francisco. Dia 10 a vazão cairá para 3.500 m³/s, chegando a 3 mil no sábado (12).

Ainda segundo a Companhia, esse valor de 3 mil m³/s permanecerá até nova reavaliação, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pela ONS.

"Ressaltamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco. Caso as alterações na programação de defluências se configurem, serão previamente comunicadas, com o horizonte que as ferramentas disponíveis possibitam", diz o comunicado.

Leia a carta circular

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.