RedeGN - Imprimir Matéria

2º Congresso Municipal da Agricultura Familiar foi realizado com sucesso

04 de Mar / 2022 às 21h00 | Variadas

O Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina realizou hoje (04), o 2º Congresso Municipal da Agricultura Familiar. O evento foi realizado na sala do Cineteatro da UNIVASF de Petrolina e abordou diversos temas importantes para agricultores, agricultoras e população.

Com o tema 'Sustentabilidade: Agricultura familiar de mãos dadas com a agroecologia', o congresso foi uma oportunidade para a categoria apresentar as demandas e ouvir dos representantes das entidades assuntos sobre as políticas públicas voltadas à agricultura familiar, assuntos voltados para agroecologia, perspectivas municipais para o incentivo e valorização da agricultura familiar, implementação do CAF, teve ainda rodas de conversas para definir diretrizes para os próximos passos do sindicato, como também nortear um planejamento estratégico para avançar com o desenvolvimento rural, com foco na agricultura familiar.

O congresso foi aberto a todos os agricultores e agricultoras do sequeiro, irrigado, ribeirinho e assentamentos de Petrolina. 

A presidente do Sintraf, Isalia Damascena, falou das dificuldades para a realização do evento e agradeceu a presença de todos. "Sabemos que estamos vivendo um ano difícil devido a pandemia da COVID-19 e mesmo assim enfrentamos todos os obstáculos e fizemos acontecer o 2º Congresso Municipal da Agricultura Familiar. Nosso objetivo é buscar recursos com o governo municipal para beneficiar todos os nossos agricultores e com isso melhorar suas colheitas na agricultura familiar. Agradeço a presença de todos e todas", destacou.

Por sua vez, o Vice-prefeito Simão Durando, falou da sua alegria em estar presente no evento e destacou a importância do povo do campo. "Muito feliz em estar com vocês hoje, temos uma ligação muito grande com o povo do sertão. Estamos acompanhando desde o início da gestão os investimentos da agricultura familiar em Petrolina e os números só aumentam e este ano vamos investir mais de R$ 3 milhões. Vocês que colocam os alimentos na mesa dos cidadãos e isso fortalece cada vez mais a nossa região. Juntos somos mais fortes e temos um grande futuro para ser construído pela frente. Agradeço ao Sintraf Petrolina pelo convite ".

O Superintendente da UNIVASF, Arivaldo Cordeiro, frisou que o evento é de grande importância para a cidade. "Hoje Petrolina se encontra em destaque na agricultura familiar e a realização deste evento fomenta mais ainda a agricultura".

Por outro lado, o Presidente da Abra Frutas, Guilherme Coelho, falou que os agricultores precisam se unir para conquistar mais ainda a agricultura familiar. "Vocês precisam se juntar cada vez mais e com isso ficarem ainda mais fortes, quero que vocês melhorem a qualidade de vida cada vez mais. Meu sonho é que cada agricultor familiar tenha direito a um lote. Neste Pontal novo eu quero torcer que as chances vão pra vocês, vocês precisam se juntar e qualquer dúvida é só perguntar à Isalia ela sabe administrar isso direitinho".

Ao final do evento aconteceu a eleição para o quadriênio 2022 a 2026, onde foi reeleita a Presidente Isalia Damascena. 

Participaram do evento, lideranças políticas e sindicais, associações, representante Bancários, agricultores, estudantes, e demais representantes do segmento, além da comunidade em modo geral. 

Ascom Sintraf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.