RedeGN - Imprimir Matéria

CETEP: Professores, funcionários e alunos em pleno carnaval no ritmo, movimento da educação e troca de saberes

02 de Mar / 2022 às 06h00 | Variadas

"Caminhando e cantando e seguindo a canção somos todos iguais, braços dados ou não/ Nas escolas, nas ruas, campos, construções caminhando e cantando e seguindo a canção/...Vem, vamos embora, que esperar não é saber quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

O Trecho acima é uma frase de Geraldo Vandré e simboliza o ato em busca da educação que transforma. Segunda-feira (28) de fevereiro e Terça-feira (01) de março e quarta-feira (02).

No calendário é período de carnaval e quarta-feira de cinzas. Mas no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco-CETEP, o ritmo foi de aulas. Professores, funcionários e alunos movimentaram manhãs, tarde e noite no caminho entrelaçado do hoje na busca do amanhã, o futuro. A educação e troca de saberes.

Alunos foram para a sala de aula cumprindo o decreto da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que publicou uma portaria que considerou os dias 28 de fevereiro, 1° e 2 de março de 2022 como letivos, no Calendário Escolar Padrão do ano letivo de 2022, desse modo, as escolas da rede pública de ensino tiveram aulas na semana em que seria realizado o carnaval.

O aluno do Curso Técnico em Agroecologia, Josielson Araujo dos Santos, avalia o fato que considerou inédito no Estado da Bahia, onde em outros tempos "jamais se pensou em aulas em pleno carnaval".

"É algo inédito complicado até de explicar. Mas pareceu até normal para o momento em que estamos vivendo de pandemia pois o sentimento é que nesses últimos anos tempos as tradições estão sendo transformadas em rotina normal. O momento de assistir aulas neste dias foi e é impar. O importante é estamos adquirindo conhecimento. Somos incentivados, temos objetivos e rumos que só a educação propõe e por isto fomos para a sala de aula, em plena data do carnaval", disse Josielson.

O professor João Tosta é um exemplo de amor ao magistério. No último dia 18 de fevereiro completou 31 anos dentro de uma sala de aula no convivio com alunos. Essa semana  o professor viveu também "um momento histórico":  lecionar em datas que antes era pleno carnaval e principalmente no período da noite. João Tosta é engenheiro agrônomo da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, Bahia e esteve presente nesta data considerada inédita no calendário escolar.

A professora e engenheira agrônoma, Janine Souza da Cruz, especialista em Segurança do Trabalho também esteve lecionando e teve um dia repleto de trabalho voltado a prestação de serviços. A rotina no CETEP foi normal. 

As atividades na Rede de Ensino da Bahia começaram com a Jornada Pedagógica dos professores, entre os dias 1º e 4 de fevereiro. Já as aulas de acordo como o calendário devem ocorrer de 7 de fevereiro até 21 de dezembro.  A entrega dos resultados aos estudantes, após a recuperação final e Conselho de Classe, ficou definida para o dia 28 de dezembro.

Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.