RedeGN - Imprimir Matéria

Estudantes resgatam a memória do Carnaval através de atividades lúdicas

01 de Mar / 2022 às 13h30 | Variadas

Com o objetivo de resgatar a memória cultural do Carnaval e evidenciar a sua importância para a compreensão das manifestações culturais regionais e locais na construção da identidade baiana, os estudantes do Colégio Estadual Artur Oliveira, localizado em Antônio Gonçalves, participaram de diversas atividades lúdicas interdisciplinares.

Com muita animação, criatividade e seguindo os protocolos de biossegurança, eles confeccionaram máscaras, adereços e abadás com materiais reaproveitados; fizeram pinturas nos braços com tinta guache; e realizaram um baile carnavalesco e dinâmicas.

A professora da disciplina de Práticas Integradoras, Laianne Matos, ressaltou a importância da atividade para o aprendizado dos alunos. “Fizemos um chamamento aos estudantes e à equipe escolar da importância de atividades lúdicas e artísticas no enriquecimento pedagógico e aprendizagem criativa e participativa de nossos jovens. No primeiro momento, os alunos assistiram a um documentário sobre o Carnaval e sua importância nas diversas regiões do país. Em seguida, eles participaram de diversas atividades e brincadeiras, a exemplo da ‘complete o círculo´, utilizando bambolês”.

A estudante Elizabeth Silva, 15, 1º ano do Ensino Médio, aprovou a iniciativa. “Gostei muito das atividades e brincadeiras interativas que tivemos hoje, pois foi um dia incrível e produtivo, pois confeccionamos máscaras e abadás. Também, achei muito interessante o documentário sobre a história do Carnaval”, afirmou.

Para o estudante Nicolas Jáder de Sá, 15, 1º ano do Ensino Médio, o momento também foi para se divertir e usar a criatividade, juntamente com os colegas. “Achei muito bom poder celebrar o Carnaval na escola com atividades envolvendo dança, vídeos, dinâmicas e oficinas criativas. Em outros colégios que eu já estudei não tive essa mesma interação na época do Carnaval e, hoje, foi muito legal”, comentou.

Ascom Gov Bahia

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.