RedeGN - Imprimir Matéria

EBC planeja extinguir Rádio MEC AM e Rádio Nacional AM no Rio de Janeiro

01 de Mar / 2022 às 22h00 | Variadas

O diretor-geral da Empresa Brasileira de Comunicação, coronel Roni Pinto, já avisou internamente a gestores da estatal que em abril duas rádios AM que estão sob sua responsabilidade serão extintas: A Rádio Música, Educação e Cultura do Ministério da Educação (MEC) e a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Em 2019, o governo ensaiou extinguir a MEC AM, a mais antiga emissora de rádio em funcionamento no Brasil, inaugurada em 1923 sob o nome de Rádio Sociedade.

A Rádio Nacional é um símbolo do patrimônio brasileiro e foi palco de grandes momentos da história do veículo, dando espaço a nomes da música, da comunicação e do jornalismo.

Lançada em setembro de 1936, a emissora esteve sediada por 76 anos no Edifício A Noite, situado na Praça Mauá. Atualmente, a programação é produzida no prédio da EBC, na rua da Relação, no Centro do Rio. Disponibilizada na frequência no AM, a Nacional está sendo testada em FM, com transmissão experimental em 87,1 FM.

A Rádio MEC está no ar há 98 anos e teve Roquette-Pinto como um de seus fundadores. Trata-se da segunda rádio lançada no Brasil. Oficialmente, o rádio comemora 100 anos no Brasil em 2022, embora a Rádio Clube, de Pernambuco, tenha sido lançada três anos antes, em 1919.

Até o momento a direção da EBC não se pronunciou.
 

O Globbo-Lauro Jardim Coluna Foto arquivo Rádio Mec

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.