RedeGN - Imprimir Matéria

Procon Juazeiro dá dicas para evitar golpes na hora de fazer empréstimo

22 de Feb / 2022 às 20h30 | Variadas

A melhor maneira de evitar cair em golpes é estar bem informado e atento aos sinais. Porém, nem todas as pessoas possuem instruções suficientes para analisar as situações e evitar cair em armadilhas, algo bem comum nos dias atuais. 

Um dos golpes mais famosos atualmente é o do falso empréstimo, que se multiplicou absurdamente ao longo da pandemia da Covid-19, principalmente na internet, segundo pesquisa da Serasa. Os dados são de 2021 e mostram que oito em cada dez brasileiros recorreram a empréstimos durante a pandemia.

Para ajudar o consumidor a não cair nesse tipo de golpe, o Procon Juazeiro montou algumas orientações essenciais, como explica o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Carlos Macêdo. "Sabemos que pegar um empréstimo é uma alternativa para atender uma necessidade momentânea, quitar dívidas ou para quem está pensando em comprar um bem, mas é preciso tomar algumas precauções.  Por isso, para ajudar o consumidor a não cair nesse tipo de golpe, nós montamos um material informativo com orientações essenciais. Esse material vai ser compartilhado nas redes sociais da prefeitura (@prefeituradejuazeiro)", destaca.

"Para evitar cair em golpe, é sempre importante desconfiar de ofertas vantajosas. Não existem formas de empréstimo em que a pessoa precise fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, taxas de cadastros ou antecipação de parcela. Evite fazer negociações por aplicativos de mensagem e nunca envie documentos sem se certificar que a instituição financeira tem credibilidade no mercado", complementa Carlos Macêdo.

Confira outras dicas importantes:

> Analise sua situação financeira para não ser pego(a) de surpresa pelas parcelas;

> Nunca assuma uma dívida cujas parcelas sejam superiores a 30% do seu salário;

> Tenha certeza de que o empréstimo que você está fazendo cabe no seu bolso;

> Pesquise a taxa de juros e o custo efetivo total do empréstimo;

> Evite negociação por WhatsApp;

> Desconfie das ofertas muito vantajosas, em especial se os juros forem muito abaixo do mercado;

> Não envie documentos sem se certificar que a instituição financeira tem credibilidade no mercado, dê preferência às instituições consolidadas;

> No caso de contratação do empréstimo com instituição financeira, nunca realize depósitos ou pagamentos em conta de pessoa física;

> Pesquise antes de contratar um empréstimo. As melhores taxas e condições podem não estar no banco em que você tem conta, conheça outras alternativas;

> Certifique-se de que seu contrato contenha todas as condições do negócio e o nome das partes. Ele deve ser entregue de forma física ou eletrônica, de maneira que você possa acessá-lo sempre que precisar;

> Tenha certeza de que você tem bons canais de atendimento para emitir faturas ou esclarecer suas dúvidas;

Denúncias-O consumidor de Juazeiro que se sentir lesado, pode denunciar essa e outras situações de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h no Procon municipal, localizado na Rua Minas Gerais, nº 446, 4º andar, bairro Santo Antônio, vizinho à Galeria Rio Fitness ou pelo e-mail procon@juazeiro.ba.gov.br.

 

PGM/Procon/PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.