RedeGN - Imprimir Matéria

PROJETO DA CODEVASF COMPLETA 18 ANOS DE SUCESSO

17 de May / 2011 às 06h28 | Política

Na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, a superintendência regional da Codevasf em Juazeiro comemora os 18 anos de atividades do  Projeto Amanhã, instituído 1993 com a proposta de fomentar, por intermédio de parcerias, a organização e a capacitação de jovens rurais dos vales do São Francisco e do Parnaíba, na faixa etária de 16 a 26 anos. Desde o início o Projeto Amanhã tem promovido cursos em diversas áreas, buscando adaptá-los às demandas específicas de cada localidade onde atua. Até hoje já foram capacitados cerca de 25 mil jovens em segmentos como apicultura, piscicultura, ovinocaprinocultura e fruticultura, bem como em áreas não-agrícolas, a exemplo de corte e costura, artesanato, cabeleireiro, manicure, produção de doces, entre outras.

Capacitações em informática, visando à inclusão digital da juventude rural, têm sido um novo foco dado pelo Projeto Amanhã a partir de 2009. Já foram instalados telecentros em Nova Porteirinha (MG), Arapiraca e Porto Real do Colégio (AL) e Neópolis (SE), onde são realizados cursos básicos (Word, Excel, Power Point e Internet) e de desenhos industrial e gráfico. Mais de 400 jovens já foram capacitados nessa área. Articulações com ministérios e associações locais estão em andamento com o objetivo de ampliar a ação, possibilitando, além da formação básica, acesso a cursos à distância.

A Codevasf também tem investido na criação e manutenção de unidades de treinamento para as atividades do Projeto Amanhã. Exemplos disso são os centros de capacitação de Porto Real do Colégio (AL), Itaguaçu da Bahia (BA) e Formoso (BA). No primeiro, são promovidos cursos de tratorista, ovinocultura, piscicultura, fruticultura, agroindústria (produção de doces e processamento de carnes) e informática. Cerca de 300 jovens são atendidos a cada ano.

Já a unidade de Itaguaçu da Bahia, denominada Centro de Capacitação em Bases Tecnológicas para o Semiárido (Cebatsa), tem cursos voltados para disseminar tecnologias de produção de caprinos e ovinos. Dessa forma, produtores familiares são qualificados para promover melhorias no manejo de seus rebanhos, gerando melhores retornos e garantindo segurança alimentar. Mais de 3.000 jovens, de 30 municípios, já foram capacitados no local. O centro de Formoso, por sua vez, se sobressai pelo número de jovens atendidos - são cerca de 500 por ano. Com a realização de cursos nos segmentos de produção e processamento de bananas, bonivocultura, cabeleireiro, corte e costura, promove-se a geração de emprego e renda para região. 

Programação Comemorativa 

No dia 20, a partir das nove da manhã, no primeiro andar da superintendência da Codevasf em Juazeiro será realizada uma Feira de Produtos Artesanais do Projeto Amanhã com a participação de jovens das Associações de Santarém (Casa Nova) e Serra da Besta (Uauá). Serão comercializados produtos artesanais como panos de mesa, bordados, pinturas e doces. Parte do dinheiro arrecadado na feira será doado em forma de cestas básicas à instituições assistenciais da região.

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.