RedeGN - Imprimir Matéria

Juazeiro realiza Fenagri 2011 com foco nos Novos Tempos do Agronegócio

16 de May / 2011 às 21h00 | Política

Carlos Neiva, Suemi Koshiama e o presidente da Fenavinho Joao Strapazzon

Mostrar as potencialidades agroindustriais do Vale do São Francisco com o foco nos Novos Tempos do Agronegócio. Este é o propósito e o slogan da 22ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, que vai apresentar de 27 a 30 de julho de 2011 em Juazeiro-BA, as últimas novidades tecnológicas e a consolidação do potencial agrocomercial. Também serão objeto de debates e demonstrações temas como novas formas de comercialização, agroindústria no Vale do São Francisco, citricultura, agro e enoturismo. Com uma vasta e diversificada programação, que inclui cursos, rodada de negócios, simpósio, palestras técnicas, dias de campo, unidades demonstrativas de tecnologia, seminários e a exposição de produtos e serviços nos estandes da Feira, a Fenagri 2011, que já é considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, vai ocupar vários espaços nos campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf e Universidade do Estado da Bahia – Uneb.

De acordo com o coordenador geral da Fenagri 2011 e Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, o slogan “Novos Tempos do Agronegócio”, reflete os recentes avanços registrados no município, principalmente com a implantação de vários empreendimentos nos segmentos do Enoturismo, agroindústria, máquinas, equipamentos e insumos, logística, transportes, agricultura familiar e ensino universitário. “Mostraremos estas conquistas a um público estimado em 50 mil pessoas, juntamente com as novidades de inúmeras empresas nacionais, delegações estrangeiras e representações de municípios de todo o país, numa área de 10 mil metros quadrados onde serão montados estandes institucionais e da iniciativa privada”. Carlos Neiva adiantou também que o município gaúcho de Bento Gonçalves já confirmou a presença na Fenagri 2011, celebrando inclusive durante o evento, uma série de compromissos de parceria com ênfase para a Vitivinicultura.

Realizada pela prefeitura do município em parceria com o Governo da Bahia e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ, a Fenagri 2011 também ajuda a consolidar o desenvolvimento regional pela promoção e troca de informações entre empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas, exportadores e importadores, fabricantes e revendedores. Certamente, a maior vitrine do agronegócio do Vale do São Francisco, este que representa, segundo dados da Embrapa Semiárido, 95% das exportações brasileiras de manga e de uva, movimentando aproximadamente US$ 300 milhões/ano no mercado interno e US$ 400 milhões/ano no mercado externo, gerando mais de 240 mil empregos entre os setores produtivos da região, que produz ainda 8 milhões de litros de vinhos finos por ano. OMercado do Produtor, em Juazeiro-BA, é considerado o 4º maior entreposto comercial do país e comercializou em 2010 cerca de 1 bilhão de reais em hortifrutigranjeiros.

Clas Comunicação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.