Vazão de Sobradinho permanecerá em 4.000 m³/s até o final de fevereiro, anuncia Chesf

11 de Feb / 2022 às 18h30 | Variadas

Na última reunião de acompanhamento da operação dos reservatórios do São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), ocorrida no último dia 8, ficou definido que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) deverá manter as defluências médias diárias de Sobradinho e Xingó no patamar de 4 mil m³/s. A previsão é até o próximo dia 28 de fevereiro. 

A programação para fevereiro, ora comunicada, confirma a manutenção do que havia sido informado no último dia 1º através da Carta Circular 011/2022 para os reservatórios de Sobradinho e Xingó, disse a Chesf. A vazão de 4.000 m³/s, pelas regras estabelecidas, é a metade do valor da descarga de restrição máxima.

“Até o momento, não há previsão de aumento de vazão do São Francisco: ao contrário, a expectativa é de gradativa redução”, afirmou o Diretor de Operação João Henrique Franklin. A Companhia ressalta que, com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, é imprescindível que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.

A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Velho Chico, finalizou a Chesf.

Da Redação RedeGN / foto: Chesf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.