RedeGN - Imprimir Matéria

Grafites espalhados no Centro de Juazeiro cobram castração em massa, e urgente, dos animais de rua

04 de Feb / 2022 às 19h30 | Variadas

#Castração Urgente dos Animais de Juazeiro: Com essa mensagem, diversos grafites foram espalhados pelas ruas do Centro da cidade, cobrando à Prefeitura Municipal, não somente uma maior responsabilidade e atenção à causa animal, mas, principalmente, a castração dos que vivem nas ruas. A autoria das artes urbanas, , que foram registradas pela equipe RedeGN nesta sexta-feira (4), não foi identificada até o presente momento.

Os grafites, que trazem imagens que ilustram a situação de muitos animais que vivem soltos nas ruas de Juazeiro, são acompanhados de mensagens fortes: "Quantos cães e gatos você viu na rua hoje? A Prefeitura de Juazeiro não viu nenhum"; "A Prefeitura não enxerga os animais nas ruas, mas esse grafite ela vai ver. A castração em massa é urgente e necessária"; "O que é pior? Abandonar um animal ou fingir que ele não existe? A Prefeitura de Juazeiro finfe que não existe".

As artes refletem a opinião de muitas pessoas - principalmente as que são ligadas à causa animal -, que defendem a implementação de políticas públicas na cidade, que registra um grande número de cães e gatos que circulam livremente pelas ruas e avenidas, não somente da região central. As cobranças são antigas, desde gestões passadas, que também falharam nessa problemática - que é uma questão de saúde pública também.

Uma das principais reivindicações é a castração em massa desses animais, uma medida que contribue não somente para o controle populacional desses animais de rua, já que evita o nascimento de novos que passarão a viver nas mesmas condições, como também diminui os riscos de proliferação de doenças. Em Petrolina, esse trabalho é feito há cerca de um ano com o castramóvel adquirido pelo município.

A reativação do Canil Municipal também é outro ponto a ser reivincado por quem luta pela causa animal.

Ataque à jornalista

Em outras oportunidades, a RedeGN já publicou matérias relacionadas aos animais que vivem nas ruas de Juazeiro. No inicio deste ano, a jornalista Michelle Chevrand, em um artigo de opinião, chegou a fazer cobranças à gestão municipal. Ela, que estava visitando a região, atropelou uma cadelinha e acabou sendo mordida quando foi socorrê-la. Ela contou que ao procurar uma unidade de saúde, soube que eram frequentes os casos de ataques de cães de rua em Juazeiro, principalmente nos finais de semana.

"Os animais estão abandonados, entregues à própria sorte", disse a jornalista. Na época, a RedeGN pediu esclarecimentos à Secretaria de Saúde de Juazeiro, mas não obteve retorno [leia o artigo de opinião de Michete Chevrand].

Projeto de castramóvel

Sobre a demanda dos animais, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), disse que "tem se dedicado à causa animal visto que já existe um projeto de castramóvel para controlar a população de cães e gatos. É importante também que as pessoas tenham consciência de que o abandono de animais é crime. Isso acaba causando, além de sofrimento animal, o aumento desenfreado da população".

Disse ainda que, atualmente, "o município já realiza uma busca ativa de cães errantes e domiciliados com suspeita de leishmaniose". A Sesau, entretanto, não se manifestou sobre a reativação do Canil Municipal.

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.