RedeGN - Imprimir Matéria

Leitor registra expansão do Rio São Francisco na comunidade de Rodeadouro, em Juazeiro

26 de Jan / 2022 às 14h39 | Variadas

Com o aumento da vazão do Reservatório de Sobradinho, que atingiu na segunda-feira (24), vazão de 4.000 m³/s, maior índice desde 2009, algumas comunidades ribeirinhas vem sendo afetadas, conforme vem mostrando a RedeGN. Uma delas é o Rodeadouro, em Juazeiro.

Fotos enviadas pelo leitor Nilson Silva à redação, mostram que a água também avançou bastante na comunidade. O aumento das vazões no Rio São Francisco ocorre em decorrência do grande volume de chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais, que acontecem desde dezembro de 2021.

No dia 12 de janeiro, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) iniciou de forma gradativa a elevação das vazões das usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE) até alcançarem a vazão de 4.000 m3/s. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu as comportas da usina hidrelétrica de Três Marias, no dia 14 de janeiro.

Da Redação RedeGN / foto: Nilson Silva

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.