RedeGN - Imprimir Matéria

Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza mais de 80 atendimentos nas UBSs de referência para síndromes gripais no sábado (22)

23 de Jan / 2022 às 22h30 | Variadas

Mais de 80 atendimentos foram realizados neste sábado (22) pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) referência para síndromes gripais. As UBSs Mussambê e João Paulo II estão funcionando aos sábados, desde o último dia 15, para realizar o atendimento dos casos leves de sintomáticos respiratórios.

A estratégia tem o objetivo de reforçar o atendimento às pessoas com sintomas leves, que buscam pelos serviços da rede especializada (UPA e Unidade Pediátrica), desafogando, deste modo, os atendimentos de urgência.

"Diante do cenário de aumento no número de atendimentos de síndromes gripais, pensamos nessa estratégia de abrir essas duas UBSs. Neste segundo final de semana de atendimento, notamos que a estratégia está ocorrendo de forma satisfatória. Foram 81 atendimentos somente neste sábado. Isso desafoga não apenas as nossas urgências, já que estes casos mais leves também seriam atendidos por lá, como também as UBSs durante a semana", destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

Além do atendimento médico, ainda são realizados testes para detecção da Covid-19  no público que está no período adequado de coleta. Neste sábado, 7 pessoas testaram positivo para a doença e foram orientadas quanto ao isolamento social. "Estamos montando as estratégias de acordo com o cenário epidemiológico. Isso significa que, a depender de como esteja o quadro do nosso município, poderemos, inclusive, ampliar os serviços", disse o superintendente da Rede de Atenção Especializada, Eduardo Rafael de Sousa Neto.

Os atendimentos ocorrem apenas aos sábados nas UBSs Mussambê e João Paulo II, das 7h30 às 13h30. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de serviços gerais. "As unidades de saúde estão abrindo em horário diferenciado, aos sábados, também para atender uma população que trabalha durante a semana. Isso prioriza o trabalhador. A parceria entre a Atenção Básica e a Atenção Especializada é uma idealização pioneira na região", destacou a diretora de Atenção Básica de Juazeiro, Helen Ferreira.

Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.