RedeGN - Imprimir Matéria

Em um ano de vacinação contra a Covid-19, mais de 533 mil doses já foram aplicadas em Petrolina

19 de Jan / 2022 às 20h00 | Coronavírus

No dia 19 de janeiro de 2021 Petrolina aplicava a primeira dose do imuno contra a COVID-19. Ao longo desse um ano de vacinação, mais de 270 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina, deste total, mais de 93% estão com o esquema vacinal completo, ou seja, receberam as duas doses.

Para que essa marca fosse alcançada, inúmeras estratégias tiveram que ser montadas pela Secretaria de Saúde para atender as demandas e vacinar o mais breve possível os públicos preconizados.

Dentro das medidas adotadas, foram seguidos os critérios de prioridade de vacinação, iniciado com profissionais de saúde, idosos em abrigos, passando pela população em geral seguindo a faixa etária, chegando até o público de 12 anos. Esta semana, desde a última segunda-feira (17), um novo grupo foi inserido na vacinação, agora crianças de 5 a 11 anos também já podem ser imunizadas. 

Durante os 365 dias de imunização, a Secretaria de Saúde não mediu esforços para proporcionar a vacinação a todos os petrolinenses. Visando atingir o maior número de pessoas, foram implantados diversos pontos fixos e de drive-thru. No mês de setembro, o município realizou a Virada Vacinal, que contou com 24 horas ininterruptas de imunização. Mais recentemente, houve a implantação do carro da vacina, que segue levando até as comunidades mais distantes a vacina que protege contra o novo coronavírus. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde também estão aptas a aplicar as doses, a população tem acesso perto de casa. Essas e outras medidas fizeram Petrolina ultrapassar a marca de 533 mil doses aplicadas.

Para atender a este número expressivo, a Secretaria de Saúde contou com mais de 300 profissionais envolvidos direta e indiretamente na vacinação, eles estavam espalhados em 12 pontos fixos e de drive-thru. Com o início da imunização nas UBS's, Petrolina passou a contar com 56 pontos com vacinas, isso entre zona urbana e rural.

Para a Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, essas são conquistas que devem ser comemoradas, já que  Petrolina tem avançado e imunizado sua população. "Foram inúmeras ações que montamos ao longo destes 365 dias de vacinação, o único objetivo sempre foi proteger todos. Agora chegou a vez das crianças de 5 a 11 anos, e estamos iniciando com crianças com comorbidades. Assim que chegarem novas doses vamos ampliar e começar a vacinar as crianças no geral nessa faixa etária, para que seja reduzida a taxa de transmissão do novo coronavírus. É um esforço contínuo, até que todo petrolinense, apto a vacina, esteja imunizado."

Ascom PMP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.