RedeGN - Imprimir Matéria

Chuvas enchem barreiros na zona rural de Juazeiro e homem do campo comemora

19 de Jan / 2022 às 06h00 | Variadas

Com as chuvas do início do mês de janeiro, algumas comunidades da zona rural de Juazeiro acreditam em cenários diferentes e dias melhores para o homem do campo, após um longo período de estiagem.

Na cidade, são mais de 70 barreiros abertos através de uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), em conjunto com o Ministério da Cidadania – Programa Cisternas, o Consórcio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (Constesf) e o Instituto de Políticas Públicas Nordeste Digital.

Jilmar Juvino da Silva é da localidade Fazenda Lagoinha, no distrito de Massaroca e é um dos beneficiados com barreiros. Com a chegada das chuvas, ele comemorou.

"A gente fica feliz, né, agradece a Deus, porque tem os nossos bichos, terra boa pra plantar, mas sem água tudo fica mais difícil. Para nós é uma maravilha", conta.

Para Carlos Neiva, secretário de Agricultura, ainda que não tenha sido um período regular de chuvas, o volume acumulado nos primeiros dias do ano possibilitou o abastecimento dos barreiros, que têm o objetivo de garantir o acesso à água para uso animal e plantações.

"Eu reitero que a construção desses barreiros é um compromisso da gestão de cuidar do homem do campo. A gente passa por um longo período de estiagem e vemos de perto o sofrimento dessa gente. Que bom que essas chuvas vieram, trazendo um pouco de esperança. Vamos continuar com o propósito de levar mais qualidade de vida para essas pessoas", disse Neiva.

Ascom ADEAP/PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.