RedeGN - Imprimir Matéria

Nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro dá dicas de alimentação para as férias escolares

17 de Jan / 2022 às 14h30 | Variadas

As férias escolares chegaram e com ela muita brincadeira, diversão e tempo livre para passear, viajar e comer à vontade. Pensando nisso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), traz algumas dicas de alimentos saudáveis que podem ser incluídos durante as refeições das crianças, principalmente nas férias.

"Nesse período, com a mudança na rotina, as crianças têm mais acesso a alimentos processados e ultraprocessados, por serem práticos e saborosos. Mas podemos incluir também alimentos in natura ricos em vitaminas e minerais como os carboidratos que são alimentos energéticos a exemplo de pães integrais, bolos caseiros, tapioca, pipoca. As proteínas, encontradas no leite, ovos, queijos, carnes magras, são alimentos construtores e fundamentais para o crescimento, e podemos agregar também receitas saudáveis e preparos diferentes como sucos naturais, salada de fruta e sanduíches saudáveis", pontuou a gerente de assistência nutricional da Sesau, Beatriz Lopes.

Beatriz também dá ótimas dicas de como acrescentar cores nas saladas com alimentos como gergelim e castanhas, além de receitas de molhos para trazer mais sabor na hora da refeição. "Uma opção é o suco de laranja com azeite de oliva e raspa de laranja misturado com um mix de temperos naturais. Outra dica é iogurte com pepino picado, suco de limão e coentro. E podendo fazer também um molho com mostarda, azeite de oliva, suco de limão e mel", ressaltou.

Mesmo nas férias, Beatriz Lopes reforça que é fundamental manter um horário para as refeições, bem como, a prática de atividades físicas. "Quando se fala em feiras escolares, já imaginamos passeio na casa dos avós, mais tempo livre em casa e logo, as crianças a todo o momento se alimentando, fazendo lanches. Então é importante ficar atento para manter uma rotina diária para as refeições e também reservar um tempo para brincar ao ar livre, correr, jogar bola. Essas práticas irão evitar prejuízos a curto e longo prazo para a saúde das crianças, e principalmente a imunidade, que no verão acaba diminuindo", frisou a gerente de assistência nutricional da Sesau.

 

Ascom/Sesau/PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.