RedeGN - Imprimir Matéria

Comerciantes garantem funcionamento normal de balneários neste final de semana; cheia do rio é atrativo maior para o público

14 de Jan / 2022 às 19h16 | Variadas

O aumento do volume do Rio São Francisco deve atrair ainda mais turistas, neste final de semana, para as paradíacas Ilhas do São Francisco - principalmente Rodeadouro e Massangano. Os comerciantes dos balneários estão bastante animados com a novidade, que já está enchendo os olhos de quem vive na região.

Os balneários estarão funcionando normalmente neste final de semana, garantem os comerciantes, com expectativa, inclusive, de que haja um aumento da movimentação, já que muitos turistas - e até mesmo municípes - estão curiosos para ver a paisagem das Ilhas do Velho Chico após os primeiros aumentos de vazão do Reservatório de Sobradinho.

Conforme matéria publicada mais cedo pela RedeGN, a água tem avançado para as margens, deixando submersas algumas áreas antes tomadas por areia e/ou vegetação [veja aqui]. Entretanto, de acordo com os comerciantes, as barracas continuam dispondo, normalmente, de espaços para acolhimento do público que frequenta os balneários.

Apesar disso, conforme recomendação de órgãos de segurança, é preciso redobrar os cuidados, principalmente com as crianças, durante o banho no rio. A recomendação é ficar o mais perto possível da margem.

Aumento da vazão

Antes operando com defluência (água que sai) de 800 m³/s até a última terça-feira (11), Sobradinho, na última quarta (12), teve sua vazão elevada para 1.300 m³/s, e hoje (14), para 1.800 m³/s. Segundo a Chesf, a expectativa é que a vazão chegue a 4.000 m³/s no dia 24 de janeiro, índice que não era alcançado desde 2009.

A paisagem não é mais a mesma de alguns dias atrás.. A mudança já se faz visível nas Orlas de Petrolina e Juazeiro, onde já é possível notar que as margens, antes cobertas por faixas de areia ou vegetação, já estão parcialmente cobertas. A água do rio também já está invadindo pontos turísticos como a famosa Ilha do Maroto. A Ilha do Fogo também está sendo tomada pela água, e a faixa de areia praticamente já desapareceu com a cheia do rio.

Da Redação RedeGN / foto: RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.