RedeGN - Imprimir Matéria

Bahia: Lote com doses de vacinas contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos tem novo atraso

14 de Jan / 2022 às 11h45 | Coronavírus

O lote com cerca de 88.200 mil doses de vacinas contra Covid-19, produzidas pela Pfizer, destinadas às crianças de 5 a 11 anos, ainda não chegou na Bahia. A Sesab chegou a informar a chegada do voo que traria as vacinas, no entanto os imunizantes não estavam na aeronave.

Os imunizantes estavam previstos para chegar incialmente na capital baiana por volta de 1h40, mas houve uma reprogramação para um voo que chegou às 8h05. No entanto, uma nova reprogramação foi feita pelo Ministério da Saúde e a nova previsão é de que o lote chegue às 14h40 no aeroporto de Salvador.

Em nota, a Sesab disse que as alterações na entrega prejudicam o planejamento do estado. "Infelizmente, a inconsistência de informação prejudica o planejamento de estados e municípios na distribuição dos imunizantes", disse a nota.

De acordo com a secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, a quantidade que chegará no estado equivale a cerca de 5% do número de crianças baianas dessa faixa etária.

Segundo a secretária, uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) está marcada para 11 horas desta sexta-feira, quando será definida a estratégia de distribuição. Em seguida, prefeituras de cidades baianas e a Sesab vão aguardar o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), autorizar o uso dos imunizantes.

O voo com o primeiro lote de vacinas chegou ao Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas, na madrugada de quinta (13). Os imunizantes em doses pediátricas da Pfizer são os únicos liberados no Brasil até o momento.

G1 Bahia Foto Reprodução TV Bahia

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.