RedeGN - Imprimir Matéria

Nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro dá dicas de alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

12 de Jan / 2022 às 14h30 | Variadas

Em meio ao cenário do crescimento no número de atendimento à população com sintomas gripais, manter todos os protocolos sanitários é fundamental, e para ajudar ainda mais nesses cuidados, uma alimentação adequada também faz toda a diferença.

A gerente da assistência nutricional da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, Beatriz Lopes, destaca que é fundamental ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, para manter a saúde em dia, principalmente nesse período.

"Com o aumento de pessoas com síndromes gripais, acaba aumentando também a procura por medicações de farmácia, mas existem os alimentos naturais como a laranja, limão, tangerina, que além de ricos em vitamina C, têm grande papel de combater as infecções virais e bacterianas, além de funcionar como antioxidante e a vitamina D, encontrada em alimentos como gema do ovo e peixes, e que também vai contribuir para o sistema imunológico, bem como a saúde óssea, cerebral e vascular", frisou Beatriz Lopes.

A gerente da assistência nutricional da Sesau reforça que além desses alimentos, vários outros como o gengibre, própolis, gergelim, cúrcuma, açafrão têm grande participação no fortalecimento do sistema imunológico, porém, outras atividades regulares são também essenciais. "Os nutrientes encontrados nesses alimentos funcionam como cofator de enzimas antioxidantes, combate os radicais livres, anti-inflamatórios e antiviral fortalecendo a imunidade, mas é importante frisar que um alimento isolado não faz ação, é fundamental seguir uma alimentação equilibrada, sono adequado e atividade física", finalizou Beatriz Lopes.

 

 Ascom/Sesau/PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.