RedeGN - Imprimir Matéria

Mineradora através de nota tranquiliza toda a comunidade de Jacobina e Região quanto a estabilidade de suas barragens

11 de Jan / 2022 às 12h15 | Variadas

Na segunda-feira a reportagem da REDEGN publicou texto postado nas redes sociais sobre o dique que transbordou e inundou dia (8) um trecho da BR-040 em Nova Lima (MG) passou para o nível 3 de emergência, por determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse é o nível mais alto de risco e indica a possibilidade de rompimento.

Este rompimento fez o secretário da Diretoria Executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Almacks Luiz, Graduado em Gestão Ambiental com especialização em Recursos Hídricos, Saneamento e Residência Agrária em Tecnologias Sociais e Sustentáveis no Semiarido, questionar a segurança das mineradoras instaladas em Jacobina., Bahia

Nas redes sociais, Almacks Luiz escreveu:  Comparamos a foto das barragens de rejeitos B1 e B2 da Yamana Gold em Jacobina (foto @thojbauer) com a imagem da barragem da Mina Pau Branco de propriedade da Vallourec (foto G1), na divisa de Brumadinho/Nova Lima que aconteceu o incidente dia 08/01/2022.

Os técnicos da empresa Vallourec atestam: "Ocorreu uma queda de 3 bancos na Pilha de co-disposição Cachoeirinha ( estéril + rejeito filtrado ). Esta pilha fica a montante do Dique Lisa, barramento de contenção de finos desta pilha. Com a queda destes bancos o material atingiu o dique criando uma onda que galgou o barramento levando lama até a BR040 que fica logo abaixo".

Finalmente declaram que não houve rompimento, houve um galgamento.

A estatística de casos de acidentes de barragens feito pelo Comitê Brasileiro de Barragens - CBDB e pela International Commission On Large Damms - ICOLD atestam que em 65% dos casos de acidentes em barragens são por galgamentos.

Saindo de Minas Gerais para Jacobina, fica a pergunta:

As barragens de rejeitos B1 e B2 da Yamana Gold em Jacobina pode ter um galgamento?

Nesta terça-feira (11) a REDEGN recebeu nota da empresa Jacobina Mineração/Yamana Gold.

Confira a nota na íntegra:

A Jacobina Mineração/Yamana Gold vem através desta nota tranquilizar toda a comunidade de Jacobina e Região quanto a estabilidade de suas barragens.

Apesar das fortes chuvas que estão ocorrendo no estado, as barragens continuam seguras, operando normalmente e com declaração de condição de estabilidade validada junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Vale ressaltar que elas atendem ao sistema de gerenciamento de rejeitos de mineração, levando em conta as melhores práticas internacionais. As estruturas possuem níveis de segurança superiores aos valores mínimos requeridos em norma, além disso são realizadas inspeções diárias pela equipe de segurança e emitidos extratos periódicos para a ANM.

redegn com informações Ascom Lara Machado-Darana RP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.