RedeGN - Imprimir Matéria

Janeiro Branco: Prefeitura de Petrolina incentiva ações para o cuidado com a saúde mental

13 de Jan / 2022 às 13h30 | Variadas

Em todo o Brasil, o primeiro mês do ano é marcado pela campanha 'Janeiro Branco', quando são realizadas ações voltadas para os cuidados com a saúde mental.

Em Petrolina, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, fortalece os atendimentos de rotina e cuidados iniciais em saúde mental em suas unidades básicas de saúde das zonas urbana e rural, além de preparar suas salas de espera com o tema.

Durante todo o mês de janeiro as Unidades Básicas de Saúde reforçam a distribuição de cartilhas preparadas pelos profissionais da Saúde da Família, além de atividades lúdicas e terapêuticas para que as comunidades recebam orientações sobre a importância de manter o bem-estar mental. Além disso, os atendimentos ambulatoriais ocorrem seguindo a fila de espera que tem aumentado desde o início da pandemia da Covid-19 no município. Em janeiro de 2021 foram 542 atendimentos, e estima-se que esse número aumente porque a procura por esses atendimentos tem sido cada vez maior.

"O 'Janeiro Branco' é um tema de fundamental importância visto que ainda enfrentamos essa pandemia e percebemos que cada vez mais a população tem adoecido demonstrando, por exemplo, sinais de ansiedade até mesmo por perdas familiares em decorrência da covid. Nossas equipes realizam orientações nas salas de esperas das unidades básicas, além de momentos terapêuticos nos grupos de atividade física e de saúde mental, como também o atendimento ambulatorial já que temos psicólogos em todas as UBS's do município", destaca a gerente do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

O NASF é responsável, junto às equipes de Saúde da Família, por promover campanhas e orientações para a população através de equipes multiprofissionais, em cada UBS, que dão todo o suporte com psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas entre outros profissionais que desenvolvem ações visando o bem-estar mental e físico dos pacientes.

Ascom PMP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.