RedeGN - Imprimir Matéria

Balanço: Secretaria de Turismo Cultura e Esporte de Sobradinho destaca principais ações em 2021

03 de Jan / 2022 às 22h30 | Variadas

"2021 foi um ano repleto de desafios para os setores integrados de turismo, cultura e esporte, porém um ano com muitas realizações e com perspectivas de um futuro positivo para a pasta", avaliou o Secretário da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Sobradinho, Patrick de Lima Carvalho.

De acordo com o gestor, no setor desportivo foi consolidada a parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia –SETRE, que fortaleceu tanto o esporte como os microempreendedores individuais do município, priorizando ações na cadeia produtiva, auxiliando artistas, produtores e gestores na pandemia.

"Graças ao trabalho realizado pelo prefeito Cleivynho Sampaio, com avanço da vacinação e a crescente flexibilização das atividades, diversas ações foram realizadas em 2021, como a realização do I Campeonato de Futebol Society de Várzea, que reforçou o apoio dado ao esporte amador em nosso município, como também está em avanço os procedimentos jurídicos necessários para regularizar a Liga Desportiva de Sobradinho junto a Federação Baiana de Futebol", disse o secretário.

Ele ainda destacou a "entrega na SUDESB da documentação para implantação de uma arena de Futebol Society, equipamento orçado em mais de um milhão de reais que contará com arquibancada, iluminação, alambrado e vestiário", informou Patrick.

"Em 2021, a SETUC ofereceu apoio as peneiras de futebol, incentivando a iniciação ao esporte com ênfase na formação de futuros atletas, incentivou os esportes marciais, onde demos apoio a participação dos nossos atletas no Campeonato de Jiu Jitsu organizado pela Brasil Open com etapas em Senhor do Bonfim e Juazeiro, onde os nossos atletas ficara em 2º lugar na classificação geral do Campeonato Baiano de Jiu Jitsu e por fim, o estimulo as modalidades de atletismo em nossa cidade", continuou o secretário.

Cultura

Na área da cultura, entre as ações em destaque, está a realização da Live dos Artistas, que marcou as festividades juninas, com apresentações dos músicos locais, mediante pagamento de cachê individual, com o objetivo de dar um suporte financeiro no período de pandemia.

Também aconteceu, em parceria com o Cesol - Centro Público de Economia Solidária, a 1º Feira de Economia Solidária, uma ação de promoção de diversas ações de formação, assistência técnica, divulgação, comercialização, crédito e expressão cultural no município.

Para auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas para cultura local, especialmente para a preparação dos Editais da LEI ALDIR BLANC-2021, foi realizado o Cadastro Cultural e feita a liberação, antes do natal, de cerca de 50 mil reais em premiações para os trabalhadores da cultura do município, por meio dos recursos da Lei Aldir Blanc pelo Prêmio Moquim Gato.

No incentivo ao turismo foram concluídas as obras do Balneário do Chico Periquito, dando impulso à economia local, alavancando a geração de emprego e renda no setor.

A gestão municipal empreendeu uma série de esforços no sentido de qualificar os espaços públicos com iluminação, pintura, arborização e mobilidade urbana, oferendo aos moradores e visitantes um ambiente bonito e acolhedor.

O Prefeito Cleivynho Sampaio reafirmou seu compromisso com o setor de cultura, esporte e turismo, como forma de "alavancar o desenvolvimento do município".

"Nossa Sobradinho é uma cidade linda e com grandes potencialidades, e mesmo com a crise sanitária buscamos dar atenção ao turismo, ao esporte e a cultura em nosso município. Além das parcerias firmadas, buscamos também, através de recursos próprios, promover o fortalecimento nestas áreas. Sabemos dos desafios que temos pela frente, no entanto, realizamos importantes avanços. Fechamos o ano de 2021 com otimismo, pois muitos encaminhamentos que foram feitos para 2022 irão trazer melhorias para a nossa população e desenvolvimento econômico para o nosso município", concluiu o Prefeito Cleivynho Sampaio.

Ascom PMS

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.