RedeGN - Imprimir Matéria

Balanço: Prefeitura de Sobradinho destaca principais ações da Secretaria de Saúde em 2021

31 de Dec / 2021 às 09h00 | Variadas

Um ano de trabalho intenso e de muitas realizações. Esta é a avaliação que a equipe da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) faz do primeiro ano de gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio.

No enfrentamento à pandemia, o desafio foi testar e vacinar à população, oferecendo atendimento aqueles que contraíram o vírus. Além disso, a SMS definiu as políticas públicas para a área, passando por ações de aproximação interinstitucional, pela consolidação da participação popular, por meio do Conselho Municipal de Saúde, e demais ações cotidianas de assistência integral ao usuários do sistema, nas suas necessidades.

Paralelamente, às demandas diárias da saúde, a SMS trabalhou na elaboração do Plano Municipal de Saúde, construído a partir de amplo processo de escuta dos anseios da sociedade acerca da saúde no município. O plano é um marco na formulação de políticas municipais de saúde pública e estabeleceu as diretrizes a serem seguidas no quadriênio de 2022 a 2025.

Ainda nos primeiros meses da gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio, quando os indicadores apontavam a necessidade de manter as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus, a prefeitura atuou preventivamente, na fiscalização das normas através de um trabalho integrado e em conformidade com os decretos em vigor. A Vigilância Sanitária, realizou o trabalho de vistoria e monitoramento de possíveis irregularidades, acolhendo registros de denúncias e orientando a população sobre os protocolos sanitários, na sede e no interior.

Durante todo período pandêmico em 2021, a SMS participou ativamente dos fóruns de discussão sobre as regras de proteção à vida fazendo Sobradinho ocupar uma cadeira na Diretoria Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia. Dos municípios baianos do Vale do São Francisco, Sobradinho se destaca como a cidade que mais testou e vacinou sua população.

A Secretária de Saúde Maysa Sanjuan elencou as ações da saúde que foram destaque no ano de 2021.

"O prefeito Cleivynho Sampaio escolheu a saúde como um dos principais eixos prioritários de sua gestão. Na área de Especialidades realizamos atendimentos ambulatoriais com diversos especialistas no Centro de Saúde e Policlínica Regional, realização de scanners laboratoriais e imagens, atendimentos para avaliações cirúrgicas e cirurgias de catarata" destacou a secretária.

Ela acrescentou ainda os serviços oferecidos no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres.

" Nosso hospital é um dos equipamentos mais importantes já implantados em Sobradinho, e conta com atendimentos de urgência e emergência, realização de partos de risco habitual, 17 leitos de internamento clínico, exames laboratoriais, sala de raio x restruturada, modernização do sistema de impressão radiológica, sala de estabilização e a ala Covid 19, implantada no início da pandemia para atender aos pacientes com complicações da infecção. E com a flexibilização das regras de segurança sanitária, foi garantido o retorno à realização de cirurgias eletivas atendendo as conformidades do sistema de regulação" pontou Maysa.

No Departamento de Endemias foram assegurados e investidos recursos para a realização de campanhas de combate a raiva, doenças de Chagas e Dengue.

Na atenção primária à saúde foram implantados programas de ações de alimentação e nutrição com acompanhamento sistemático de nutricionista, especialmente para o controle de sobrepeso e obesidade infantil.

As campanhas de vacinação de rotina contra a COVI-19 e Influenza foram fortalecidas assim como a implantação de ações para a melhoria da Atenção Primária em Saúde voltadas aos idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência.

Com o objetivo de garantir uma assistência de qualidade e humanizada, com o olhar voltado para a inserção social dos portadores de transtornos mentais, a prefeitura buscou otimizar os serviços fortalecendo o atendimento em saúde mental domiciliar, implantou a musicoterapia no tratamento de saúde mental, adquiriu Emenda Parlamentar para aquisição de equipamentos para a qualificação dos serviços prestados e realizou a implantação do Centro de Atendimento Municipal ao Transtorno do Espectro Autista- CAMTEA, localizado na quadra S07, rua 05 Nº 07, próximo à praça Geraldo Silva.

A prefeitura se destacou também no fortalecimento do Tratamento Fora do Domicílio – TFD, com previsão de entrega para o início do próximo ano de uma nova casa de apoio com estrutura qualificada, em Salvador, primando pela qualidade do atendimento prestado aos usuários atendidos pela rede.

"Agradeço a Deus por encerrar este primeiro ano de nossa gestão com o sentimento de dever cumprido, agradeço a competência da nossa Secretária de Saúde Maysa Sanjuan, por ter realizado um excelente serviço na pasta, apesar de estamos vivendo um momento tão delicado de pandemia. É relevante destacar que a prefeitura contou com importantes parceiros da ALBA e na Câmara Federal, que alocaram recursos para assegurar a prestação dos serviços de saúde para a população, e garantir as medidas de prevenção e combate a Covid-19, na Atenção Básica. Agradeço ao Deputado Adolfo Viana, que destinou 4 milhões para o setor, ao Deputado João Bacelar, que enviou 500 mil e ao deputado Mario Negromonte Júnior, no repasse de 300 mil para custeio da Atenção Básica a Saúde. Portanto, foi através do envio desses recursos que foi garantido o fortalecimento das ações na saúde do nosso município. Estas parcerias garantem grandes melhorias que fazem toda a diferença, principalmente nesta batalha que estamos enfrentando, e que juntos haveremos de vencer," concluiu o Prefeito Cleivynho Sampaio.

 

Ascom PMS

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.