RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeita Suzana Ramos percorre Residencial São Francisco e confere ações emergenciais de áreas atingidas pelo temporal

30 de Dec / 2021 às 17h30 | Variadas

A prefeita Suzana Ramos esteve nesta quinta-feira (30) no Residencial São Francisco, uma das comunidades mais atingidas pelo temporal que atingiu Juazeiro no último final de semana. A prefeita estava acompanhada do coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, do secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Teobaldo Pedro, a vereadora Valdeci Alves, a Neguinha da Santa Casa, e lideranças comunitárias.

Suzana conferiu de perto a situação da lagoa localizada atrás do bairro, que transbordou com as fortes chuvas, alagando ruas e casas do Residencial São Francisco. 

"Desde o primeiro momento acionei toda equipe da Defesa Civil e todas as secretarias para que estivessem à disposição e tentando amenizar o sofrimento dos moradores atingidos. Já colocamos motobombas para esvaziar essa lagoa localizada atrás do residencial, enquanto melhora a situação para tomarmos posteriormente as devidas providências, para que quando vier outras chuvas não aconteça o que aconteceu agora. Nós estamos empenhados, estou vendo de perto e vendo o sofrimento desse povo, o Residencial São Francisco foi um dos bairros mais atingidos e estamos aqui tentando amenizar a dor desse povo", enfatizou Suzana Ramos.

"No sábado quando a chuva se intensificou a Rua das Algarobas, no Residencial São Francisco, tinha residências aqui que estavam com pelo menos meio metro de água, misturada com lama e dejetos. A primeira ação da Defesa Civil foi fazer um dreno para tentar amenizar o sofrimento dos moradores. Pedimos que viessem três retroescavadeiras para fazer um dreno de aproximadamente 400 metros, começamos o processo de drenagem da água acumulada nessa rua que estava completamente alagada e desde o início da semana colocamos motores para fazer o bombeamento de forma mais rápida", completou o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro.

O presidente da associação de moradores do Residencial São Francisco agradeceu o empenho do município em prestar assistência às famílias afetadas com o alagamento.

"É muito importante a presença da prefeita Suzana aqui na nossa comunidade porque ela está vendo as dificuldades, os transtornos que nós moradores estamos passando. Mas eu tenho certeza que ela vai atender às demandas e os anseios da nossa comunidade. Nós parabenizamos a assistência que a Defesa Civil, a SEDES, SESP, SAAE e demais secretarias deram ao Residencial São Francisco e agradecemos a prefeita que veio ver de perto as necessidades da nossa comunidade e temos certeza que esses problemas serão resolvidos ao longo do seu mandato", agradeceu Aloisio Silva Cardoso.

Providências

A Prefeitura de Juazeiro montou uma força-tarefa composta por profissionais de várias secretarias para assistir os bairros e comunidades que sofreram com os impactos causados pela chuva.

"A prefeita Suzana Ramos solicitou que toda a equipe se mobilizasse e SEDUC disponibilizou uma escola. Nós, da SEDES, disponibilizamos alimentos, transporte para levar os móveis das pessoas que estavam sofrendo com as inundações. Fizemos um Termo de Referência Emergencial para a compra de colchões, camas, travesseiros, cestas básicas para algumas dezenas de famílias e estamos agora tentando viabilizar junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal o envio de recursos para tentarmos repor as pessoas que perderam móveis e eletrodomésticos. Temos cerca de 15 famílias desalojadas que foram para casa de parentes, não quiseram ficar no local que nós selecionamos, acharam mais seguro estar com seus familiares e nós continuamos alerta", declarou o titular da SEDES, Teobaldo Pedro.

Ascom PMJ / foto: Luan Medrado

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.