RedeGN - Imprimir Matéria

Segurança: Guarda Civil de Juazeiro orienta população sobre os cuidados com o celular nos centros comerciais

22 de Dec / 2021 às 19h00 | Policial

O mês de dezembro é conhecido pelo aquecimento nas vendas e aumento no fluxo de pessoas na área comercial na realização das compras de final de ano. E é também neste  período de intenso movimento na região central, que os furtos e roubos aumentam, principalmente a aparelhos celulares. 

Pensando nisso, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro elaborou algumas orientações para a segurança dos consumidores, somadas ao reforço do efetivo nessa região com a operação de patrulhamento preventivo que teve início no mês de novembro, na área comercial, sem que haja prejuízo ao trabalho desenvolvido nos bairros.

De acordo com o inspetor-chefe da GCM, Gilson Santos, as principais orientações são as seguintes:

- Mantenha bolsa e celular próximo a você, evitando deixá-los sobre a mesa ou em compartimentos abertos de mochilas, por exemplo;

- Evite utilizá-lo ou expô-lo em locais de muito ou nenhum movimento;

- Fique atento a abordagens suspeitas com solicitações de informação, por exemplo. Muitas vezes nessas ocasiões é realizado o roubo do aparelho;

- Mantenha configurado o uso de senha, código ou "desenho" para bloqueio do aparelho, pois dificulta o acesso às suas informações pessoais e possibilitará a remoção remota de dados por você;

- Evite guardar dinheiro e/ou cartões bancários dentro da capa do celular, pois em caso de furto ou roubo do aparelho, o prejuízo será menor.

Se mesmo com todos esses cuidados, for vítima, a GCM recomenda o registro do boletim de ocorrência, como forma de auxiliar as forças de segurança no combate a esse tipo de crime. Outra orientação, é cadastrar o aparelho na plataforma 'Alerta Celular' da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) pelo link: https://alertacelular.ssp.ba.gov.br/. Para denúncias, a população pode ligar para os números 153 e (74) 3611-6880, ambos da Guarda Civil Municipal.

Ascom CSTT/PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.