RedeGN - Imprimir Matéria

Projeto desenvolvido nas Escolas de Tempo Integral de Petrolina abre portas para futuros empreendedores

20 de Dec / 2021 às 13h36 | Variadas

O empreendedorismo é uma atividade que, além de promover o crescimento individual, afeta positivamente a economia de um país. Nesse sentido, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, se preocupa em motivar os estudantes, para práticas empreendedoras, a fim de transformá-los em futuros geradores do próprio negócio. Através do programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, implantado nas Escolas Municipais de Educação Integral como disciplina eletiva, os alunos da São Domingos Sávio, Juarez Clemente Canejo, Anézio Leão e Monsenhor Bernardino realizaram, no último sábado (18), a culminância do projeto.

Foram realizadas Feiras de Empreendedorismo, onde as instituições de ensino levaram stands com produtos e serviços diversos e, sobretudo ideias inovadoras, que foram oferecidas aos clientes com muita criatividade e entusiasmo. As atividades envolveram mais de 1200 alunos do 1º ao 9º ano das escolas de tempo Integral, que elaboraram projetos de desenvolvimento de produtos, desde a concepção até a apresentação do resultado. A ação faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que tem a parceria da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, e visa despertar nas crianças e adolescentes a criatividade, o espírito inovador, tecnológico e empreendedor.

Para cada série foram utilizados temas específicos, com aquisição do material didático apropriado, pela gestão municipal, além de formação dos professores. A última etapa do projeto foi à culminância, com as feiras, exposição e comercialização dos produtos. Aluguel de brinquedos, temperos naturais, ervas aromáticas, brinquedos ecológicos e até bolos, doces e cachorro quente foram produzidos pelos próprios estudantes. Todo recurso arrecadado durante a feira com a comercialização dos produtos, será investido com os próprios alunos.

"Estimular os estudantes a desenvolver autonomia, a criar, cooperar, compartilhar ideias em equipe e a solucionar problemas, foram estratégias utilizadas para ensinar os primeiros passos do empreendedorismo. Para potencializar as características do empreendedor, os professores realizaram atividades diversificadas, buscando o desenvolvimento da organização, da responsabilidade, do espírito de liderança, da criatividade e da pesquisa. Nós abraçamos esta ação e com muita vontade de fazer acontecer, envolvendo os alunos e a comunidade, agora podemos ver os frutos", salientou a gestora da Escola Municipal São Domingos Sávio, Eliana Tavares.

A responsável pela estudante Ana Gabriele, da Escola Municipal São Domingos Sávio, Luciene Pereira, parabenizou a Prefeitura e Sebrae pela ação. "Esse projeto incentiva as crianças a serem jovens empreendedores e a ter aquela vontade de trabalhar. Gabriele estava muito ansiosa com a chegada desse dia e de apresentar sua empresa. Ela se dedicou bastante, eu pude ver seu empenho durante esses meses. Estou muito contente e satisfeita com este trabalho", finalizou Luciene.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.