RedeGN - Imprimir Matéria

Variante Ômicron é isolada pela primeira vez no Brasil

14 de Dec / 2021 às 08h30 | Coronavírus

Pela primeira vez desde a chegada da variante Ômicron ao Brasil, pesquisadores foram capazes de isolar e cultivar a nova cepa. O feito permitirá avanços tanto na detecção da variante em outras regiões do país quanto na avaliação da eficácia das vacinas já existentes no combate à Ômicron.

O trabalho foi realizado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). O grupo também havia sido pioneiro em isolar e cultivar a linhagem original do novo coronavírus, que chegou ao Brasil em fevereiro de 2020.

A amostra da Ômicron analisada pelos cientistas foi diagnosticada em um casal de brasileiros que moram na África do Sul e estavam a passeio no Brasil.

A cepa isolada está atualmente sendo cultivada e, em duas semanas, passará a ser distribuída ao redor do país para que sirva de base na detecção da variante em outras localidades.

Ainda em 2020, a distribuição das amostras isoladas da cepa original do Sars-Cov-2 permitiram o desenvolvimento dos primeiros testes diagnósticos de covid-19 no Brasil, bem como avanços em estudos sobre o vírus.

O grupo de pesquisadores acredita que o trabalho realizado com a nova variante pode, mais uma vez, trazer avanços aos estudos sobre a doença.

CNN / foto: reprodução

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.