RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura de Sobradinho realiza 2ª Audiência Pública do Plano Municipal de Educação

02 de Dec / 2021 às 21h30 | Variadas

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou na manhã da última terça-feira (30), a 2° Audiência Pública sobre o monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME).

O evento reuniu os profissionais da educação pública, privada e estadual do município, com o objetivo de promover um debate sobre os indicadores projetados e alcançados das 20 metas estabelecidas no PME, documento de Estado e não de governo que discorre sobre o plano de desenvolvimento da educação em Sobradinho.

Com a presença do Prefeito Cleivynho Sampaio e da Secretária de Educação, Ducilene Kestering, a Audiência Pública do PME foi realizada no auditório do Polo UAB-Sobradinho, e antecedeu reflexões que serão tratadas na III Conferência Municipal de Educação, que ocorreu na noite da terça (30) de novembro, e durante toda a quarta-feira (1° de dezembro).

"Faço questão de estar presente na Audiência Pública do PME, uma vez que, como gestor municipal assumi publicamente com toda a comunidade o compromisso de apoiar e investir em uma educação pública de qualidade social. Tenho particularmente a missão de ser um gestor presente, participativo, que sempre incentive e apoie a Secretaria de Educação na realização de eventos como este, que de forma transparente, mostra como nosso município vem avançando e se consolidando como um destaque na educação da região", afirmou o Prefeito Cleivynho Sampaio.

Em Sobradinho, o Plano Municipal de Educação (PME), foi instituído através da Lei n° 549/2014 e possui vigência de 10 anos. O documento foi construído a partir do debate entre diferentes segmentos da educação, do poder público e da sociedade civil.

"A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação e do Fórum Municipal de Educação, realizou a audiência pública, consolidando ação de escuta, fala e reflexão sobre o PME, documento norteador de todas as ações na educação com a perspectiva de avaliar e continuar monitorando permanentemente esse documento de Estado que traça metas, objetivos e estratégias que permitem avançar mais e melhor na busca da educação de qualidade social. Por meio das 20 metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação, busca-se alcançar toda a comunidade escolar, de modo a garantir o desenvolvimento global do aluno, assim como implementar políticas de valorização de todos os profissionais e trabalhadores da educação. Portanto, essa união de esforços e avizinhamento permitem nos unirmos em torno da missão em comum a todos que é a de garantir o direito ao acesso, permanência e sucesso de crianças e estudantes inseridos no Sistema Municipal de Ensino e da educação pública da cidade de Sobradinho", explicou  Ducilene Kestering, Secretária de Educação.

O evento contou com palestra da Professora Cléia Maria de Queiroz. A apresentação dos dados estatísticos das metas alcançadas e notas técnicas referentes ao PME- Sobradinho, ficou a cargo de Batuyra Cristina Pedra e Joelma Brito dos Mártires, que expuseram as ações exitosas realizadas pela gestão municipal, no cumprimento das 20 metas estabelecidas no plano.

Na ocasião, as crianças do Centro Educacional Infantil Gente Valente e os jovens músicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) recepcionaram o público através de apresentações de teatro e música.

Também estiveram presentes no evento, o Vice-Prefeito Jarques Canturil, o Vereador Beto Galego, o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Joselito Macedo, a Presidente do Sindicato de Servidores Públicos de Sobradinho, Euneide Ferreira, os gestores escolares do município, representantes das escolas particulares, estaduais, das entidades educacionais filantrópicas, conveniadas, da UAB Sobradinho-BA e de instituições conveniadas com o município.

Ascom PMS

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.