RedeGN - Imprimir Matéria

Deputado Hilton Coelho cobra do MEC retomada do pagamento das bolsas da Capes

07 de Nov / 2021 às 11h00 | Variadas

Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) manifestou seu apoio "a milhares de estudantes que passam por extrema dificuldades geradas pelo Ministério da Educação (MEC) que pouco ou nada faz para a regularização do pagamento das bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) são os mais prejudicados pela falta do pagamento".

A bolsa da Capes é a única fonte de renda de muitos estudantes, que utilizam o valor de R$ 400 para garantir a permanência nas universidades. Sem condições de permanência qualificada, toda a formação acadêmica fica comprometida. 

O parlamentar lembra que "estudantes universitários de todo país protestam contra o atraso no pagamento das bolsas, e denunciam a situação de vulnerabilidade socioeconômica. Expresso mais uma vez minha integral solidariedade e apoio. A liberação do pagamento das bolsas está condicionada à aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 17/2021 que destina R$ 43 milhões para o pagamento de 60 mil bolsistas da educação básica. A votação estava prevista para o final de outubro e nada aconteceu". 

Há uma mobilização nacional visando acelerar a votação no Congresso Nacional. Hilton Coelho conclui afirmando que seu mandato se coloca dentro desta luta. "É fundamental que a sociedade de envolva de forma firme e direta para assegurar o direito à educação. A rápida aprovação do PLN 17/21 visa possibilitar readequação orçamentária e contribuir com a solução deste problema, muito embora, em nossa opinião, uma solução seria possível caso houvesse empenho do MEC e educação fosse uma prioridade do governo federal.

Ascom Dep. Hilton Coelho

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.