RedeGN - Imprimir Matéria

'Outubro Rosa': palestras e exercícios físicos marcam ação da prefeitura na Academia da Saúde de Juazeiro

14 de Oct / 2021 às 10h45 | Variadas

Dentro da programação do 'Outubro Rosa' em Juazeiro, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou nesta quarta-feira (13) uma ação na Academia da Saúde, na Orla II, com palestras sobre prevenção de câncer de mama e de colo de útero, além de orientações sobre alimentação saudável. 

A Sesau levou a equipe de nutrição e humanização para conversar com as mulheres, em parceria com o Instituto Ivete Sangalo, que está há 14 anos no município fazendo prevenção ao câncer de colo de útero e câncer de mama.

"Não só no mês de outubro, mas todo o ano a gente faz campanha de orientação às mulheres sobre prevenção, com exames  pelo menos a cada dois anos, alertando sobre a importância de realizar a mamografia", destacou a enfermeira do Instituto Ivete Sangalo, Lorenna Neves.

A diretora de Educação Permanente e Humanização do município, Anne Azevedo, destacou que os cuidados precisam ser permanentes. "O cuidado com a saúde feminina é contínuo, precisamos falar sobre prevenção e oportunizar espaços de promoção à saúde da mulher. E no Outubro Rosa é a oportunidade perfeita, um final de tarde divertido e de muita informação às nossas mulheres", ressaltou a diretora.

A dona de casa Cristina Morgado, de 50 anos, tem nódulos na mama há 13 anos e está sempre vigilante. "A cada 6 meses faço ultrassonografia e uma vez por ano a mamografia. É preciso se cuidar", relatou.

Maria Julia Lino tem 54 anos. Autoexame é parte da rotina do mês, mesmo depois da menopausa. "Já fiz esse mês e estou de olho na mama porque já fiz redução, então não descuido", lembrou.

Miralva Goés, de 65 anos, não descuida da saúde e tem conselhos importantes. "Quando você faz seu preventivo sempre, evita surpresa de um câncer incurável", alertou Miralva. 

Exercícios físicos: Compartilhando experiências em meio aos passos de dança da aula de ginástica aeróbica, essa mulherada dá exemplos de cuidado com a saúde. "Essas aulas temáticas são ótimas, porque elas interagem na aula coletiva, fazem amizades. Isso é importante porque nosso público e de pessoas que sofrem depressão e ansiedade e momentos assim ajudam muito no tratamento", ressaltou a educadora física da Academia da Saúde, Aline Lopes.

Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.