RedeGN - Imprimir Matéria

"Quem produz também cuida" é tema de live que será realizada na sexta-feira (17)

15 de Sep / 2021 às 08h00 | Variadas

Como parte das comemorações do Dia do Cerrado, celebrado no último sábado (11), será realizada na sexta-feira (17), às 9h, a live "Cerrado: quem produz também cuida". O objetivo é promover as tecnologias desenvolvidas para a conservação dos recursos naturais e as boas práticas agropecuárias para o bioma. O evento on line está sendo organizado pela Embrapa e conta com o apoio do Projeto Paisagens Rurais. A transmissão será pelo Canal da Embrapa no Youtube.

De acordo com o pesquisador Felipe Ribeiro, o que se pretende com o evento é diminuir a distância entre a produção e o ambiente. "Queremos mostrar para o produtor que assim como existem ferramentas tecnológicas disponíveis bastante evoluídas para aumentar a produtividade, também há ferramentas para ajudar a tomar conta do ambiente da propriedade. Vamos apresentá-las e mostrar como elas podem auxiliar o proprietário rural a olhar a propriedade com um todo e, assim, tomar a melhor decisão possível", explicou. 

O evento contará com a participação de pesquisadores da Embrapa, bem como de representantes de instituições parceiras do projeto Paisagens Rurais. Serão abordados temas como gestão ambiental produtiva, recuperação de pastagens degradadas, delimitação e uso do Cerrado, bem como estratégias de transferência de tecnologias produtivas conservacionistas para a propriedade rural da região. "Temos que tirar da prateleira esse conhecimento e deixá-lo disponível aos técnicos do sistema ATER", enfatizou Felipe Ribeiro. Durante o evento serão lançadas tecnologias e apresentadas experiências exitosas de produtores.

Paisagens rurais - o Projeto "Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado", também chamado de Projeto Paisagens Rurais, tem como objetivo o fortalecimento da adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais, bem como de práticas agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono em bacias selecionadas do bioma Cerrado. Conta com o apoio do Banco Mundial e é coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Abastecimento (Mapa), tendo como parceiros a Embrapa, a agência de cooperação técnica alemã GIZ, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Serviço:
Live Cerrado: quem produz também cuida
Data: 17 de setembro
Horário: às 9h
Local: canal da Embrapa no Youtube https://youtu.be/xfomqbXBx3c 

Ascom Embrapa

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.