RedeGN - Imprimir Matéria

Uneb realiza I Workshop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco, em Juazeiro

15 de Sep / 2021 às 07h00 | Variadas

Nos dias 5 a 7 de outubro acontece o I Workshop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI) do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. O evento será totalmente em formato remoto, nas plataformas digitais como YouTube, Google Meet e Microsoft Teams, com inscrições gratuitas.  

O Workshop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco é um evento acadêmico e na sua estreia traz o tema "Avanços Tecnológicos e Inovações para a Horticultura Irrigada". A programação conta com a realização de mesas redondas e minicursos e vai promover um intercâmbio entre profissionais de diversas instituições do setor público e privado, ligados a instituições de ensino, pesquisa e empresas que integram a cadeia produtiva da agricultura no Brasil. 

A coordenadora do evento e professora do PPGHI/UNEB, Dra. Gertrudes Macário, ressalta que o Workshop tem como objetivo reunir professores, pesquisadores e estudantes para discutir sobre avanços tecnológicos e inovações voltadas para a horticultura irrigada do Vale do São Francisco. 

As inscrições estão disponíveis no site  https://www.even3.com.br/workshophorticulturairrigada/  até o primeiro dia do evento, com vagas limitadas. Os participantes receberão os links de acesso, bem como os certificados pelo e-mail informado no ato da inscrição. Para mais informações sobre o evento, os interessados também podem consultar o site do Programa de pós-Graduação:  http://www.ppghi.uneb.br/ . 

Programação – No primeiro dia de evento (05/10), as atividades começam às 19h, com a cerimônia de abertura e três palestras que serão mediadas pelo professor do PPGHI/UNEB, Dr. Alessandro Carlos Mesquita. A primeira palestra do dia vai tratar sobre a "Diversificação de Cultivos na Horticultura Irrigada do Submédio do Vale do São Francisco", apresentada pelo pesquisador da Embrapa Semiárido Dr. Paulo Roberto Coelho Lopes.  

A programação segue com os temas: "Cultivo de flores de corte no Submédio do Vale do São Francisco", ministrada pela professora da Universidade Federal do Vales do São Francisco (Univasf), Dra. Markilla Beckmann, e "Novas tecnologias para a irrigação e uso eficiente de água", com o palestrante que é pesquisador da Embrapa Semiárido, Dr. Welson Lima Simões.  

No segundo dia da programação (06/10), as atividades começam às 14h com a realização dos minicursos: "Tecnologias de processamento e conservação de frutas e hortaliças", com a engenheira agrônoma Me. Maíra Gabriela Costa; e "Elaboração de sucos", com a enóloga e mestranda do PPGHI/UNEB, Bruna Costa.  

A programação ainda conta com a realização de uma mesa redonda, iniciando às 19h, com mediação do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e professor do PPGHI, Dr. Giuliano Elias Pereira. Os temas que serão discutidos são: "Índices de colheita e tecnologia pós-colheita de uvas no Vale do São Francisco", apresentado pela professora do IF Sertão Pernambucano Dra. Laiane Torres; "Suco de uva no Vale do São Francisco: produto inovador em pleno crescimento", com o professor do IF Sertão Pernambucano Dr. Marcos dos Santos Lima; e "Indicação Geográfica - ferramenta que fortalece uma organização setorial, agregando valor e promovendo os produtos do agronegócio brasileiro", com exposição feita pelo professor do IF Sertão Pernambucano Dr. Francisco Macedo de Amorim.  

As atividades do último dia do Workshop, 7 de outubro, se iniciam às 14h com os minicursos: "Uso do drone na Agricultura", ministrado pelo engenheiro agrônomo e mestrando do PPGHI/UNEB, Jeones Marinho Siqueira; e "Propagação vegetativa de espécies frutíferas" ministrado pelo engenheiro agrônomo e mestrando do PPGHI/UNEB, Maurício Moisés Pereira da Silva. 

E, logo mais às 19h, tem a mesa redonda que vai abordar os demais temas: "Pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas", apresentada pelo gerente de marketing do Setor HF Corteva, Gustavo Martins; "Microrganismos da Caatinga com potencial para a agricultura", com o pesquisador da Embrapa Semiárido, Dr. Paulo Ivan Fernandes Júnior; e "O uso de biológicos para o segmento de hortifrútis", que será ministrada pelo gerente regional da empresa Agrivalle, Rafael Cabral Veras. A mediação será realizada pelo professor do PPGHI/UNEB, Dr. Adailson Feitoza. 

Ascom Uneb

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.